ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Adolescente publica foto de armas em grupo escolar e deixa cidade em alerta

Para a polícia, ação não passou de uma brincadeira de mau gosto; menino de 15 anos prestou depoimento e inspeção está sendo feita em aparelhos eletrônicos e pendrives do menor

Liniker Ribeiro | 18/03/2019 15:47

Adolescente de 15 anos foi apreendido, nesta segunda-feira (18), após compartilhar fotos contendo armas em um grupo de aplicativo de mensagens em que fazem parte alunos de uma escola pública de Terenos – a 25 quilômetros da Capital. De acordo com a Polícia Civil, o conteúdo da mensagem seria uma referência ao crime que acabou na morte de seis estudantes e dois funcionários de uma escola em Suzano, interior de São Paulo, na semana passada.

Apesar do alerta, de acordo com o delegado André Luis de Mendonça, tudo indica que a situação tenha sido “uma brincadeira de mau gosto”. A mensagem chegou ao conhecimento da Polícia Civil por meio de policiais militares, que receberam a denúncia de que o conteúdo estava circulando pelo WhatsApp.

“Fizemos buscas na casa do adolescente, a mãe ficou muito preocupada e autorizou nossa entrada. O conteúdo das fotos não condiz com o ambiente da residência e o próprio disse que se tratava de uma brincadeira e que tirou a foto da internet”, afirmou Mendonça. A equipe de investigação fez buscas e localizou as mídias no site indicado pelo menor.

O aparelho celular, computador e pendrives do adolescente foram apreendidos e estão sendo analisados. Ainda conforme o delegado, as fotos que haviam sido compartilhadas já foram apagadas da internet. O caso continuará sendo investigado e o adolescente liberado para os pais.

Outro caso – Na última sexta-feira (15), uma mensagem que circulava pelo mesmo aplicativo, o Whatsapp, também colocou moradores de Nova Andradina - a 300 km de Campo Grande – em alerta. O teor da mensagem chamava atenção para um possível ataque, dessa vez seria em uma Escola Estadual Padre Anchieta.

O caso passou a ser investigado pela Polícia Civil, mas a mesma mensagem circulou em outras cidades do país, onde existem escolas com o mesmo nome. “Padre Anchieta né? Fica esperto. O trem tá chegando. Vocês vão morrer”, é o que diz a mensagem. Apesar do teor da ameaça, no entanto, a delegada que investiga o caso, Daniella de Oliveira Nunes Leite, afirma que os indícios são de que a mensagem não foi direcionada à Nova Andradina.

Acompanhamento – Questionada, a SED (Secretária de Estado de Educação) afirmou que quando casos como esse são detectados, “orientamos a direção da unidade escolar a buscar o diálogo com o estudante, com o objetivo de identificar os fatores que podem ter ocasionado esse tipo de postura. Caso necessário, os pais podem ser comunicados e a coordenadoria de Psicologia Educacional da SED também é acionada, de acordo com a avaliação dos diretores”.

Ainda conforme a Secretaria, o acompanhamento psicológico é oferecido uma vez que a necessidade é detectada e que conte com o consentimento dos pais. Eles precisam aprovar previamente antes do contato.

Nos siga no Google Notícias