ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Advogado pede cassação de vereador acusado de espancar a noiva há 5 meses

Denúncia contra Diogo Castilho foi protocolada hoje na Câmara de Dourados pelo defensor da vítima

Helio de Freitas, de Dourados | 28/01/2022 14:34
O vereador Diogo Castilho em discurso no plenário da Câmara de Dourados. (Foto: Divulgação)
O vereador Diogo Castilho em discurso no plenário da Câmara de Dourados. (Foto: Divulgação)

Preso em setembro do ano passado e afastado do mandato por três meses acusado de espancar e ameaçar a noiva, o vereador de Dourados Diogo Castilho (DEM) virou alvo de outro pedido de cassação por quebra de decoro.

Nesta sexta-feira (28), o advogado Felipe Cazuo Azuma pediu abertura de Comissão Processante contra o democrata. O requerimento de 16 páginas foi protocolado às 10h45, na Câmara de Vereadores. Diogo é cirurgião e tem 37 anos de idade.

Azuma é advogado da vítima, que na época, morava com Diogo Castilho, mas entrou com o pedido de cassação na condição de cidadão douradense. A ex-noiva de Diogo, cirurgiã-dentista de 27 anos, tem domicílio eleitoral de Itaporã e por lei, não pode pedir a cassação de vereador de outro município.

Esse é o segundo pedido de cassação do mandato de Diogo Castilho, após ele ser preso em flagrante pela polícia acusado de agredir a então noiva e de passar uma semana na Penitenciária Estadual de Dourados. O primeiro processo ainda está em andamento.

Logo após a prisão, o vereador foi afastado das funções e só retomou o mandato no início de dezembro, por decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Agressões e ameaças – O pedido de cassação apresentado por Felipe Azuma cita a história contada pela vítima à polícia no boletim de ocorrência registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário).

No depoimento, a mulher disse ter sido jogada com violência sobre a cama por Diogo Castilho durante mais uma briga do casal. O vereador teria tentado esganá-la e asfixiá-la com travesseiro, após ela se negar a manter relações sexuais com ele. A mulher contou que estava brava com o noivo, por causa de outra discussão ocorrida horas antes.

Quando os policiais militares chamados pelos vizinhos chegaram ao local, o médico teria insistido para que ela negasse o ocorrido e afirmasse se tratar apenas de “briga de casal". Ela relatou não ter sido a primeira vez que havia sido agredida pelo então noivo. Fotos anexadas à denúncia mostram lesões no rosto, no olho e nas costas da mulher.

“Diogo Castilho possuía conduta reiterada de ofensas e agressões contra a então sua convivente”, afirma trecho da denúncia. Além disso, segundo o advogado, o vereador chegou a tentar manipular a vítima para que ela não contasse sobre as agressões sofridas, na tentativa de silenciá-la e “abafar” o caso.

“Neste ponto se demonstra evidente, por parte de Diogo, a tentativa de manter-se impune, tanto das agressões físicas e verbais praticadas contra sua ex-namorada, ferindo a dignidade da mulher, quanto de sua postura incongruente com o cargo como vereador”, afirma Felipe Azuma.

Segundo o advogado, a denúncia visa produzir justiça, “não apenas em favor da vítima e de todas as mulheres que sofrem violência no âmbito doméstico, e consequentemente, são vítimas de feminicídio no estado do Mato Grosso do Sul, mas também pretende mostrar para a sociedade douradense que a casa legislativa da cidade não corrobora com agressores de mulheres e autoridades do poder público que se veem como impunes às leis”.

O Campo Grande News procurou Diogo Castilho para saber se ele vai se manifestar sobre a denúncia. Pelo WhatsApp, ele respondeu que estava iniciando um atendimento. Assim que ele se manifestar, esta reportagem será atualizada.

Nos siga no Google Notícias