ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Água de poço em assentamento está contaminada

Paulo Fernandes | 07/04/2011 22:23

Exames detectaram a presença de coliformes fecais na água consumida por moradores do assentamento Tamarineiro II, em Corumbá.

O MPF (Ministério Público Federal) recomendou ao Incra (instituto de Colonização e Reforma Agrária) e às Secretarias de Saúde estadual e dos municípios de Corumbá e Ladário a realização de análise da água de cada um dos poços instalados nos assentamentos rurais da região.

Conforme a Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, há indícios de que a água, além de contaminada, seja calcária, o que colocaria em risco a saúde dos trabalhadores e de suas famílias.

Amostra coletada no assentamento Tamarineiro II e analisada pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) em 2008, já apresentava nível elevado de bactérias, inclusive de origem fecal. A análise considerou que a água é imprópria para consumo humano e põe em risco a saúde dos moradores.

Incra e secretarias de Saúde têm 20 dias para responder se acatam ou não a recomendação, apresentando cronograma conjunto das medidas a serem adotadas.

O MPF visou que adotará medidas judiciais se os órgãos não se posicionarem no prazo.

Nos siga no Google Notícias