ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, DOMINGO  30    CAMPO GRANDE 36º

Interior

Alunos quilombolas recebem formação sobre empreendedorismo em MS

Metodologia é recomendada pela ONU e aplicada pelo Sebrae no Brasil

Por Cassia Modena | 30/11/2025 11:10
Alunos quilombolas recebem formação sobre empreendedorismo em MS
Empreendedora quilombola mostra certificado que a formação proporcionou (Foto: Divulgação/Secretaria de Cidadania)

O total de 20 alunos das comunidades quilombolas Família Araújo e Ribeiro, Família Cardoso, Família Romano Martins da Conceição e Família Bulhões participaram, neste sábado (29), do encerramento do programa Empretec, aplicado no Brasil pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com metodologia da ONU (Organização das Nações Unidas).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Vinte alunos de comunidades quilombolas de Nioaque, Mato Grosso do Sul, concluíram o programa Empretec, iniciativa do Sebrae com metodologia da ONU. O curso, focado em empreendedorismo e negócios sustentáveis, beneficiou membros das famílias Araújo e Ribeiro, Cardoso, Romano Martins da Conceição e Bulhões. A formação, apoiada pela Secretaria de Estado de Cidadania e Prefeitura de Nioaque, visa fortalecer as cadeias produtivas locais, especialmente no artesanato e produção comunitária. O programa representa um marco histórico para as comunidades tradicionais do estado, promovendo autonomia financeira e reconhecimento cultural.

De Nioaque, os participantes puderam aprender comportamentos e habilidades empreendedoras, com foco em negócios sustentáveis e no fortalecimento das cadeias produtivas locais, especialmente artesanato e produção comunitária. A formação foi apoiada pela Secretaria de Estado de Cidadania e pela Prefeitura de Nioaque.

A entrega de certificado foi um momento de celebração entre as comunidades. Subsecretário de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Deividson Silva, ressalta que levar o Empretec às comunidades quilombolas é um importante capítulo na história do Estado. "Gostaria de parabenizar todas as comunidades quilombolas que participaram desse processo, que vai fortalecer e fazer com que a autonomia financeira de vocês seja fortalecida", falou.

Alunos quilombolas recebem formação sobre empreendedorismo em MS
Alunos quilombolas de Nioaque mostram seus certificados (Foto: Divulgação/Secretaria de Cidadania)

Ele também destacou o significado da inclusão no programa. "É um olhar específico da Cidadania para essas comunidades tradicionais que carregam toda a sua história, que carregam toda a sua representatividade, mas principalmente que carregam a sua importância na construção de nossa sociedade", finalizou.

Superintendente do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Cláudio Mendonça, falou sobre os resultados já vistos. "Chegamos aqui e já vimos um bom açaí ali. Essa é a ideia, é vocês conseguirem realmente montar um negócio ou melhorar o seu dia a dia", concluiu.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.