Após 1 ano, Bonito implanta chips em caminhões para evitar despejo no Formoso
Em janeiro do ano passado, o projeto-piloto começou a ser estudado pela Agems

A Prefeitura de Bonito deu início à implantação de chips de monitoramento nos caminhões de auto fossa cadastrados no município. O objetivo é evitar despejo irregular no Rio Formoso.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Prefeitura de Bonito iniciou a implantação de chips de monitoramento em caminhões auto fossa para evitar o despejo irregular no Rio Formoso. O sistema permitirá acompanhamento em tempo real do transporte de efluentes até a Estação de Tratamento de Esgoto, além de gerar dados sobre volume e quantidade. A iniciativa, que atende a uma demanda do Ministério Público discutida no Grupo de Trabalho do Rio Formoso, auxiliará no mapeamento dos serviços, especialmente em áreas rurais com atrativos turísticos. O projeto-piloto foi desenvolvido pela Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul.
Com isso, será possível acompanhar em tempo real se o material coletado está sendo levado para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), além de gerar dados precisos sobre quantidade e volume de efluentes transportados.
As informações vão auxiliar no mapeamento dos serviços de auto fossa, principalmente em áreas rurais que concentram atrativos turísticos e ranchos de lazer.
Também irá facilitar a identificação dos responsáveis diretos e assegurar o destino final adequado.
A iniciativa atende a uma demanda do Ministério Público, que foi discutida no GT Rio Formoso (Grupo de Trabalho do Rio Formoso), criado pelo Governo do Estado para tratar de questões ligadas à gestão ambiental em Bonito.
Em matéria publicada pelo Campo Grande News, em janeiro do ano passado, o prefeito do município, Josmail Rodrigues, afirmou que não tinha comprovação se estão sendo depositados em outros locais, por isso, a necessidade do estudo.
Em janeiro de 2024, o projeto-piloto começou a ser estudado pela Agems (Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul), com apoio do Citi (Centro de Integração Técnica e Inteligência).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.