ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Após denúncia, secretário diz que hospital tem 12 leitos para oncologia

Na quarta-feira, comissão da Câmara vistoriou hospital e apontou situação à beira do colapso por falta de estrutura em hospital

Helio de Freitas, de Dourados | 11/08/2017 15:16
Atendimentos cirúrgicos de oncologia foram transferidos para o Hospital da Vida (Foto: Arquivo)
Atendimentos cirúrgicos de oncologia foram transferidos para o Hospital da Vida (Foto: Arquivo)

A crise que atinge o atendimento a pacientes com câncer continua em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A cidade é referência para outros 32 municípios no atendimento de média e alta complexidade através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Depois que o município e o Hospital Evangélico romperam o contrato de prestação de serviços de oncologia, a prefeitura contratou outros dois prestadores de serviço, mas um deles, o Hospital da Cassems, ainda está dentro do prazo previsto no edital para se adequar e começar a atender os pacientes.

Enquanto a estrutura da Cassems não fica pronta, a prefeitura improvisou atendimento no Hospital Vida, mas nesta semana a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores esteve na unidade e considerou a situação “preocupante” e “à beira de colapso no atendimento”.

Para explicar a situação, o secretário de Saúde de Dourados, Renato Vidigal, se reuniu com vereadores na Câmara e garantiu que Hospital da Vida está aparelhado com 12 novos leitos exclusivamente para atender casos cirúrgicos de urgência e emergência na área de oncologia.

Segundo ele, a medida atende tratativas feitas desde julho do ano passado com o MPE (Ministério Público do Estado) e com a própria Comissão de Saúde da Câmara.

Vidigal disse que em consequência da licitação feita em junho, o Hospital Cassems assumiu os serviços de internação e cirurgia e o CTCD (Centro de Tratamento de Câncer de Dourados) ficou responsável pelos tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

Segundo ele, o edital da licitação estipulou que os vencedores do certame teriam 180 dias para se adaptar às exigências estabelecidas, mas a Cassems pediu quatro meses para fazer os ajustes necessários. Nesse período, as urgências cirúrgicas serão feitas no Hospital da Vida.

“É compreensível essa preocupação recente do campo político com a questão da saúde. Até o Ministério Público Federal entendeu que o município fez o melhor, dentro do que poderia ser feito, para solucionar demandas. A Secretaria de Saúde espera é que seja colocado um ponto final nesse processo de judicialização e que passemos a tratar da saúde com seriedade e responsabilidade”, rebateu Renato Vidigal.

Comissão – Na quarta-feira (9), após vistoriar o hospital, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Pedro Pepa (DEM), disse ter ficado preocupado com a situação do local destinado a atendimento dos pacientes. “É impossível a migração do serviço para aquela unidade”.

Segundo ele, todas as salas do hospital estão ocupadas e que seria preciso suspender outros atendimentos para instalar os serviços de oncologia. “O local destinado à oncologia vai prejudicar outros atendimentos. A gestão está um colapso”, afirmou.

responsabilidade para o Hospital da Vida, ou que encaminhem os pacientes para Campo Grande.

O vereador Madson Valente (DEM) disse que a crise no atendimento a pacientes com câncer se agravou após o rompimento com o Hospital Evangélico. “Todos sabem que o Hospital da Vida não comporta essa responsabilidade. Também não é sensato a prefeitura encaminhar pacientes para Campo Grande. Submeter às pessoas a essa situação de constrangimento é uma atitude retrógada”.

Nos siga no Google Notícias