ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Após horas de combate, força-tarefa controla incêndio no Morro do Mateus

Nas primeiras horas de hoje, bombeiros de Campo Grande, Sidrolândia, Amambai e Ponta Porã foram para a região

Geisy Garnes | 08/07/2021 08:40



Bonito e Jardim sofrem com incêndios florestais desde quarta-feira (7). Pelo menos três pontos da região foram atingidas pelas chamas nas últimas 24 horas. Em um deles, no Morro do Mateus, área rural da Capital do ecoturismo, força-tarefa montada por policiais militares ambientais, Defesa Civil e voluntários, conseguiu controlar a devastação após horas de combate.

O fogo no antigo mirante do Morro do Mateus começou no noite de ontem. A brigada de Incêndio do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e voluntários da cidade montaram uma verdadeira força-tarefa para frear a devastação da área. As chamas foram controladas por volta das 3 horas da manhã.

Equipes no combate ao incêndio no Morro do Mateus (Foto: Divulgação CBMS)
Equipes no combate ao incêndio no Morro do Mateus (Foto: Divulgação CBMS)

Mesmo com o fim do incêndio, a área queimada é monitorada para evitar o retorno do fogo. Equipes devem voltar ao local entre 9 horas e meio-dia, horário que a temperatura sobe e a umidade relativa do ar diminui, condições que podem favorecer o início das chamas.

Outro ponto da região que também sofre com queimadas de grande proporção é o Banhado do Rio da Prata. Desde ontem o incêndio devasta a área que é prioritária para conservação ambiental segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

“Os banhados são áreas prioritárias para a conservação, inclusive pela importância de sua biodiversidade e para a conservação dos recursos hídricos”, explicou o  superintendente executivo da Fundação Neotrópica, Rodolfo Portela. Imagens enviadas pela fundação mostram a proporção do incêndio ainda na manhã desta quinta-feira (8).

Além disso, equipes do Corpo de Bombeiros e da Brigada Incêndio do Parque Nacional da Serra da Bodoquena também tentam combater focos de incêndio na Fazenda Arco-íris. A situação na região desencadeou operação denominada Panemorfi.

Nas primeiras horas desta quinta-feira (8), bombeiros de Campo Grande, Sidrolândia, Amambai e Ponta Porã se deslocaram para a região. Os mais de 50 militares se mobilizam em ações de prevenção. Conforme informações do tenente-coronel Arruda, vários focos foram detectados e já consumiram 1200 hectares da vegetação local.

A intenção das equipes nesta manhã é o controlar todos os focos de incêndio, para evitar que as chamas de espalhem.

(Matéria alterada para correção de informações)

Imagens gravadas na noite de ontem:



Nos siga no Google Notícias