ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Após impasse, prefeitura e MTE vão abrir outra Casa do Trabalhador

Termo de cooperação técnica foi assinado hoje em Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 18/07/2017 14:25
Prefeita Délia Razuk e o superintendente do Trabalho, Vladimir Struck (Foto: A. Frota/Divulgação)
Prefeita Délia Razuk e o superintendente do Trabalho, Vladimir Struck (Foto: A. Frota/Divulgação)

Uma segunda unidade para atender trabalhadores vai ser instalada em Dourados, a 233 km de Campo Grande. O anúncio foi feito hoje (18) pela prefeita Délia Razuk (PR), quase três semanas após o fechamento da Casa do Trabalhador, mantida pela Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul).

O novo ponto de atendimento, onde o trabalhador poderá dar entrada no seguro-desemprego, tirar carteira de trabalho e procurar uma vaga de emprego, vai funcionar no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, na Avenida Coronel Ponciano, perto da sede da prefeitura. Entretanto, a data de inauguração ainda não foi informada.

Nesta terça-feira, a prefeita assinou um termo de cooperação técnica com o superintendente do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), Vladimir Benedito Struck, para garantir a instalação da unidade. A parceria tem apoio do MPT (Ministério Público do Trabalho).

Fechada – Na semana passada, o diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, afirmou em Dourados que a fundação vai reabrir a Casa do Trabalhador que funcionou até o dia 30 de junho na Avenida Weimar Gonçalves Torres, no Centro.

Antes do fechamento, a unidade funcionava em parceria com a prefeitura, mas a Funtrab alega que o município descumpriu o contrato e parou de fornecer servidores e fazer a limpeza do prédio.

Com o fechamento, os trabalhadores ficaram sem um local para dar entrada no seguro-desemprego e sem acesso ao balcão de emprego. A emissão de carteira de trabalho continuou sendo feita na gerência local do MTE, na Rua Ponta Porã, mas falta estrutura para atender a demanda.

“Muito importante esta parceria para garantir aos trabalhadores douradenses a condição de ter acesso a direitos básicos. Estou feliz porque as instituições trabalharam com foco em resolver o problema”, disse a prefeita.

Vladimir Struck disse que a parceria representa avanço para os trabalhadores de toda a região. “Agora o atendimento ao trabalhador pode ter três postos em Dourados, com a eventual retomada dos trabalhos da Funtrab, com o atendimento que já é feito na gerência do MTE e com a Casa do Trabalhador que a prefeitura manterá em parceria conosco”.

“Antes, nem mesmo o Sine [Funtrab] efetuava a emissão da carteira de trabalho. Mas, com os aparelhos que o MPT vai disponibilizar e com o aval do MTE, nossa unidade permitirá esse atendimento”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rose Ane Vieira.

Nos siga no Google Notícias