ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Após onda de calor que durou 12 dias, Dourados tem frio de 16 graus na madrugada

Helio de Freitas, de Dourados | 21/10/2014 11:03
Termômetro na Marcelino Pires mostra temperatura amena em Dourados nesta terça-feira (Foto: Eliel Oliveira)
Termômetro na Marcelino Pires mostra temperatura amena em Dourados nesta terça-feira (Foto: Eliel Oliveira)

Depois de enfrentar a maior temperatura dos últimos 35 anos, com calor de até 42 graus, a população de Dourados, a 233 km de Campo Grande, teve uma madrugada fria nesta terça-feira. De acordo com a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste, a temperatura mínima foi de 16ºC às 5h39. Com umidade relativa do ar em 93% após uma chuva fraca durante a madrugada, a temperatura deve permanecer amena durante o dia. Às 10h a Embrapa registrava 23 graus.

A chuva de 32 milímetros registrada na manhã de ontem interrompeu a onda de calor que durou 12 dias em Dourados. Conforme o agrometeorologista da Embrapa, Ricardo Fietz, onda de calor é quando a temperatura de mantém acima dos 33 graus por vários dias. Na segunda-feira a temperatura máxima foi de 23,2 graus.

Mesmo com a chuva de ontem e previsão de continuar chovendo nesta terça-feira, o volume de precipitação pluviométrica em Dourados está muito abaixo da média para o mês de outubro. A média histórica do mês é de 143 milímetros, mas do dia 1º até agora a chuva foi de apenas 38 mm no município. Ricardo Fietz afirma que a chuva melhorou a umidade do solo, que estava com 25% do ideal. Entretanto precisa chover pelo menos 60 mm para devolver a normalidade ao solo e garantir o plantio da safra.

O INPE/CPTEC indica previsão de chuva em Dourados nesta terça-feira, com probabilidade de 80% e temperatura máxima de 30 graus.

Nos siga no Google Notícias