ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Após polêmica e morte, prefeitura assume iluminação de rodovia

Duplicação da Avenida Guaicurus foi concluída no ano passado, mas município se recusava a assumir manutenção

Helio de Freitas, de Dourados | 05/06/2017 08:42
Equipe da prefeitura faz limpeza na Avenida Guaicurus (Foto: A. Frota/Divulgação)
Equipe da prefeitura faz limpeza na Avenida Guaicurus (Foto: A. Frota/Divulgação)

Após um ano de empurra-empurra, protestos por parte de universitários, mortes em acidentes e ação na Justiça, a prefeitura assumiu a manutenção da Avenida Guaicurus, que liga a área central à Cidade Universitária e ao aeroporto de Dourados.

O trecho de 12 km foi duplicado pelo governo do Estado com gasto de R$ 35 milhões. A obra foi concluída no ano passado e apesar de não ter sido inaugurada até hoje, foi entregue pelo Estado para a prefeitura, mas o município se recusava a assumir a manutenção, que inclui limpeza, sinalização e iluminação.

Em 2016 e neste ano, o Campo Grande News mostrou os problemas causados pela falta de iluminação em vários trechos da rodovia, que fica no perímetro urbano e liga a empresas, propriedades rurais e ao quartel do Exército.

No dia 11 de maio, o militar do Exército Francisco Pereira Colraues, 24, morreu uma semana depois de sofrer acidente de moto em uma rotatória sem iluminação, quando seguia para o quartel pela Avenida Guaicurus.

Em agosto do ano passado, o MPE (Ministério Público Estadual) entrou com ação civil pública para obrigar a prefeitura a assumir o serviço. No entendimento do MP, o trecho duplicado fica no perímetro urbano e a prefeitura pode garantir a manutenção com recursos oriundos da Cosip (Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública).

Neste fim de semana, a prefeitura começou a fazer a manutenção da Guaicurus. Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos roçaram o mato no canteiro central e fez a limpeza e pintura no meio- fio.

Segundo o secretário Joaquim Soares, as lâmpadas queimadas já estão sendo trocadas e até o dia 20 deste mês, 100% da iluminação vai estar regularizada.

Nos siga no Google Notícias