ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Após proibição, equipes dos Médicos Sem Fronteiras combatem covid em 11 aldeias

Ação tem como prioridade os indígenas, diante da maior dificuldade de acesso aos cuidados médicos

Aline dos Santos | 09/09/2020 09:14
Atuação dos Médicos Sem Fronteiras em aldeia de Aquidauana. (Foto: Diego Baravelli/MSF)
Atuação dos Médicos Sem Fronteiras em aldeia de Aquidauana. (Foto: Diego Baravelli/MSF)

Após o polêmico começo, em que chegaram a ser barradas, equipes do MSF (Médicos Sem Fronteiras) atuam no combate ao novo coronavírus em 11 aldeias na região de Aquidauana e Anastácio.

A ação tem como prioridade os indígenas, diante da maior dificuldade de acesso aos cuidados médicos pelo terenas, mas o trabalho também inclui apoio aos profissionais do hospital regional de Aquidauana e equipes móveis que visitam em casa pacientes diagnosticados com covid-19 na cidade.

O atendimento nas aldeias começou em 27 de agosto. “Quando ficamos sabendo que a doença já estava nas cidades vizinhas, nossa preocupação foi aumentando porque sabíamos que não tínhamos estrutura médica”, afirma o cacique Oto Lara, da aldeia de Colônia Nova, na terra indígena de Taunay/Ypegue.

“O trabalho de conscientização e prevenção é muito importante para que a população esteja mais informada e tranquila para poder seguir as recomendações”, diz o médico Pedro Ueda.

Segundo o profissional, uma das preocupações é com o grande número de pessoas que sofrem com outras doenças, como diabetes e hipertensão, fatores complicadores em caso de contágio pela covid-19.

Nos siga no Google Notícias