ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Governo do Estado elabora plano para Médicos Sem Fronteiras atenderem aldeias

Profissionais foram impedidos de ajudar indígenas de Aquidauana no combate a covid-19

Tainá Jara | 21/08/2020 18:10
Lideranças indígenas e coodenadores do MSF em agosto. (Foto: Respeito Etnia Terena/Facebook)
Lideranças indígenas e coodenadores do MSF em agosto. (Foto: Respeito Etnia Terena/Facebook)

Após equipes dos Médicos Sem Fronteiras serem barrados pelo secretário Nacional de Saúde Indígena, de entrar na Aldeia Taynay/Ipegue, no município de Aquidauana, distante 139 quilômetros de Campo Grande, o governo do Estado articula plano para viabilizar os atendimentos. Trinta indígenas já morreram de covid-10 em Mato Grosso do Sul, onde há a segunda maior população indígena do País.

De acordo com a organização internacional, as negociações para os atendimentos estão em curso. Os voluntários estão confiantes que será possível obter a autorização para que iniciar as atividades o mais rapidamente possível. “Nosso desejo é que seja rápido, porque a situação nas comunidades é urgente”, afirmou a instituição em nota.

Nesta semana, indígenas denunciaram que o reforço voluntário foi impedido de entrar nas aldeias. Ontem, a Sesai (Secretaria de Estado de Saúde Indígena) afirmou que o governo do Estado encaminhou proposta de plano de trabalho para atuação das equipes da organização.

Mas, segundo a secretaria, o plano precisa ser ajustado, pois não especifica os locais de atendimento, datas, recursos, meios a serem empregados. Com esse ajuste, a Sesai poderá contribuir com as ações do MSF, inclusive integrando as ações com profissionais e indígenas do controle social do Dsei Mato Grosso do Sul. Apresentado o plano e, estando em conformidade, as ações serão autorizadas.

Nos siga no Google Notícias