ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  01    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Aprovado em 1º lugar, candidato não foi nomeado seis anos após concurso

Há sentença favorável, mas mesmo assim, município de Rochedo não deu posse a advogado

Lucia Morel | 22/02/2022 17:29


Aprovado em 1º lugar, candidato não foi nomeado seis anos após concurso
Vista aérea de Rochedo. (Foto: Arquivo/Chico Ribeiro)

Aprovado em 1º lugar em concurso da Prefeitura de Rochedo em 2015, Renato Mattos Souza, advogado, não tomou posse até hoje e acionou a Justiça para ter seu direito garantido. Sentença de fevereiro de 2019, obriga o município a nomeá-lo, mas ainda assim, isso não ocorreu.

A prefeitura recorreu da sentença, e alega que a nomeação de aprovados em concurso ocorre conforme a necessidade da administração e sua disponibilidade financeira. Além disso, sustenta que os gastos com pessoal estão no limite prudencial, “razão por que a determinação de mais nomeações terá o condão de contrariar o interesse público.”

O juiz Thiago Nagasawa Tanaka, da Vara Única de Rochedo, no entanto, não entendeu assim e determinou a nomeação de Renato, bem como concedeu tutela de urgência para que “a requerida cumpra a ordem no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 200,00, até o limite inicial de R$ 10.000,00, em favor do requerente.”

Mesmo assim, não houve cumprimento e conforme petição do município, “o prazo do concurso encerrou-se em abril de 2017, e, portanto, o prazo de validade do certame expirou. Assim, expirado o prazo constitucional de validade do concurso público, a expectativa de direito dos aprovados desfaz-se.”

Ainda não houve decisão sobre o apelo e segundo o advogado de Renato, Humberto Chelotti Gonçalves, é preciso “tornar público mostrando que há algo muito errado quando temos que uma autoridade (prefeitura) não dá cumprimento ao que outra autoridade (Justiça) demandou. Que situação é essa?”, questiona.

Humberto já entrou com outra ação contra o município, desta vez para cumprimento de sentença, dada em 2019. Mas ainda não há decisão em cima dessa segunda ação.

A reportagem entrou em contato com o município, mas não obteve retorno até o fechamento deste material.

Direto das Ruas - A reclamação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação.

Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Matéria editada às 21h33 para correção de informação***

Nos siga no Google Notícias