ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Às margens do Rio Taquari, Coxim celebra hoje 123 anos de emancipação

A cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte do estado para comércio

Giovana Martini | 11/04/2021 08:57
O município de Coxim visto de cima. (Foto: Prefeitura Municipal de Coxim)
O município de Coxim visto de cima. (Foto: Prefeitura Municipal de Coxim)

O município de Coxim, distante 255 quilômetros da Capital, comemora neste domingo (11) o aniversário de sua emancipação política administrativa. Em 2021, a alforria completa 123 anos.

Em 1729, Domingos Gomes Beliago estabeleceu o Arraial de Beliago à margem direita do Rio Taquari, para atuar como entreposto de expedições fluviais entre São Paulo a Cuiabá, responsável pela consolidação da fronteira oeste do Brasil. Em 1862, Herculano Ferreira Vena, governador da província, criou o núcleo colonial de Taquari junto ao Arraial de Beliago, que teve a denominação de São José de Herculânea, que hoje conhecemos como a cidade de Coxim, elevada a distrito pela Lei nº 1 de 06 de novembro de 1872 e o município criado pela Lei nº  202, de 11 de abril de 1898.

Às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim conta com cerca de 33 mil habitantes. Consagrada por anos como a Capital do Peixe, o local faz a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 Coxim é também conhecida como a Terra do Pé de Cedro, da música de Zacarias Mourão, interpretada por grandes nomes da música brasileira que ajudaram a projetar o município para todo o país. É também lá onde nasceram os sertanejos da da dupla João Bosco e Vinicius.

Por conta do quadro da pandemia do coronavírus em Mato Grosso do Sul, o aniversário deste ano não contará com o tradicional desfile cívico-militar pelas ruas da cidade.

Pelos seus 123 anos, a cidade ganhou dois relógios de uma cooperativa que atua no município.

Nos siga no Google Notícias