ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Ato “fora Dilma” reúne 700 pessoas, dura meia hora e organizador é vaiado

Público na Praça Antonio João não chegou nem a 10% da meta da organização, que era reunir oito mil pessoas no centro de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 12/04/2015 17:35
Douradenses protestam na Praça Antonio João; público foi de pouco mais de 10% do número de manifestantes do ato realizado em março (Foto: Eliel Oliveira)
Douradenses protestam na Praça Antonio João; público foi de pouco mais de 10% do número de manifestantes do ato realizado em março (Foto: Eliel Oliveira)

Fracassou a tentativa de empresários de Dourados de superar na manifestação deste domingo o público de seis mil pessoas do protesto realizado no dia 15 de março. De acordo com a Polícia Militar, apenas 700 pessoas foram à Praça Antonio João, no centro da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, a 233 km de Campo Grande.

O número de manifestantes não chegou nem a 10% das oito mil pessoas que entidades ligadas ao comércio, aos pastores evangélicos e a Maçonaria pretendiam mobilizar nesta tarde. O manifesto durou pouco mais de meia hora e acabou por volta de 16h.

O ato de hoje não teve a passeata realizada no mês passado na Avenida Marcelino Pires. Em vez da manifestação nas ruas, os organizadores montaram um sistema de som na concha acústica da praça para os discursos.

A ideia, no entanto, acabou provocando uma confusão no momento do discurso do presidente da Associação Comercial e Empresarial da cidade, Antonio Nogueira. Ele foi vaiado e teve que encerrar o discurso pela metade.

Ao citar um artigo do professor aposentado e militante histórico do comunismo Fausto Matto Groso, em que ele diz que o Partido dos Trabalhadores “não é de todo ruim” e que o governo errou ao pedir para a população consumir desenfreadamente e “votar no PT”, Nogueira não foi compreendido pela maioria dos presentes e acabou vaiado. O dirigente ainda tentou retomar o discurso, foi novamente interrompido pelas vaias e largou o microfone.

Mudança de discurso – Outro fato percebido nesse segundo protesto é que a organização passou a defender abertamente a saída de Dilma Rousseff da presidência da República. “Fora Dilma!, Fora Dilma!, Fora Dilma!”, repetia à exaustão o locutor oficial da manifestação, Cláudio Gaiofato, da Acomac (Associação de Comerciantes de Materiais de Construção). No dia 15 de março, o presidente da Aced havia dito que o protesto era pelo fim da corrupção e não pelo impeachment da presidente.

Também voltaram à praça neste domingo a caricatura de Dilma, levada pelo bioquímico Racib Panage Harb, e uma faixa pedindo “intervenção militar já!”. Segundo a Consultoria Legislativa do Senado, não existe amparo legal para uma intervenção militar constitucional no país.

Racib também roubou a cena a chorar durante o discurso e fazer uma alerta à população, afirmando que a corrupção está presente em todas as esferas do poder e que em todos os partidos há corruptos. “A corrupção não está só em Brasília. Está a 240 quilômetros de nós, em Campo Grande, está aqui em Dourados também. Não é só o PT que está envolvido, mas também PSDB, PMDB. Abram os olhos. O brasileiro tem que tomar vergonha na cara e nós estamos tomando, porque estamos indo para as ruas para mostrar nossa indignação”, afirmou.

Carta ao Legislativo – O protesto acabou com a leitura de uma carta, feita pelo vice-prefeito Odilon Azambuja (PMDB), endereçada ao Congresso Nacional, à Assembleia Legislativa e à Câmara de Vereadores de Dourados. Na carta, as entidades organizadoras da manifestação solicitam que legisladores envolvidos em escândalos de corrupção renunciem a seus mandatos e devolvam o dinheiro do qual teriam se apropriado.

A carta pede também uma rigorosa fiscalização nos contratos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), citado no documento como “um dos maiores antros da corrupção no país”.

Segurança – Contando com um público ainda maior do protesto de março, o comando da Polícia Militar levou pelo menos 120 policiais para a Praça Antonio João. Levando em conta o número de pessoas calculado pela própria PM, dava uma média de um policial para cada seis manifestantes.

“Nos preparamos para um protesto com muito mais gente. Mas é melhor estar preparado do que ser surpreendido”, afirmou o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Silva.

PM levou pelo menos 120 policiais para a praça, um para cada grupo de seis manifestantes (Foto: Eliel Oliveira)
PM levou pelo menos 120 policiais para a praça, um para cada grupo de seis manifestantes (Foto: Eliel Oliveira)
Nos siga no Google Notícias