ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Avenida movimentada vira praça de lazer em projeto que humaniza trânsito

Parklet instalado na Avenida Marcelino Pires é o primeiro de Mato Grosso do Sul e vai funcionar por 30 dias em Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 22/09/2016 12:04
Parklet implantado na Avenida Marcelino Pires, em Dourados (Foto: Fernanda Radai)
Parklet implantado na Avenida Marcelino Pires, em Dourados (Foto: Fernanda Radai)

Uma praça de lazer foi montada no espaço equivalente a duas vagas de estacionamento da Marcelino Pires, a principal e mais movimentada avenida de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Plantas e bancos foram instalados dentro de uma cercada em frente à Praça Antonio João.

Trata-se do primeiro Parklet privisório instalado em Mato Grosso do Sul, que foi inaugurado hoje (22). O projeto-piloto desenvolvido pelo Lab.URB, um grupo de especialistas em urbanismo, faz parte da Semana Nacional do Trânsito e vai ficar ali na Marcelino Pires por um mês.

“A ideia é trocar duas vagas de carro em pontos estratégicos da cidade por uma mini praça, dando mais qualidade de vida para a cidade. O Parklet é um espaço onde as pessoas possam permanecer e não apenas circular pela cidade. Um ponto de encontro, com wifi grátis, tomada para carregar o celular, uma sombra para pessoas descansarem, ler um livro”, afirmou ao Campo Grande News o arquiteto e urbanista Jordano Braga Valota, membro do LabUrb.

Segundo ele, a iniciativa de fazer a experiência em Dourados busca fomentar o debate sobre um projeto de lei para tornar o Parklet permanente e expandir a ideia para outras cidades.

“O importante é que esses Parklets são muito bons para o comércio local, aumentando o consumo em estabelecimentos próximos. Casa certinho em épocas de crise”, afirmou Jordano. “É o primeiro do estado. É provisório, mas um passo para fazer projetos fixos na cidade”, afirmou o arquiteto.

O Parklet surgiu em 2010 em São Francisco, na Califórnia (EUA), para ampliar os espaços da cidade destinados às pessoas. É uma extensão temporária da calçada, que ocupa o espaço destinado ao estacionamento de veículos, criando um local de convívio para pedestres.

“É uma tendência mundial. Estados Unidos e Europa estão adotando”, explicou Jordano. Segundo ele, o LabURB, grupo do qual faz parte, é formado por arquitetos, urbanistas, geógrafos e designers gráficos. “Nós fazemos qualquer tipo de projeto relacionado à cidade, desde projetar um mobiliário urbano até uma cidade inteira”.

No Brasil, o Parklet surgiu em São Paulo em 2012, e atualmente existem em Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Canoas, Blumenau e Goiânia. Segundo Jordano, comerciantes douradenses já procuraram o grupo para tentar obter autorização e fazer na frente de suas lojas.

O Parklet de Dourados foi instalado em parceria com o Detran e a Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) local. O projeto é desenvolvido através de PPP (Parceria Público-Privada) com apoio do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de Mato Grosso do Sul e parceria da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), e empresas locais.

Nos siga no Google Notícias