ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Bataguassu, Corguinho e Sidrolândia fazem aniversário

Nícholas Vasconcelos | 11/12/2012 09:24
Sidrolândia comera 59 anos de criação com programação festiva e a participação do governador André Puccinelli (PMDB) (Foto: Dilvulgação)
Sidrolândia comera 59 anos de criação com programação festiva e a participação do governador André Puccinelli (PMDB) (Foto: Dilvulgação)

As cidades de Bataguassu, Corginho e Sidrolândia comemoram aniversário nesta terça-feira (11). Os três municípios comemoram 59 anos de emancipação política.

Sidrolândia comera 59 anos de criação com programação festiva e a participação do governador André Puccinelli (PMDB). Serão entregues a reforma do prédio da delegacia Polícia Civil, assinatura da ordem de serviço para implantação do sistema de esgoto e abastecimento de água, a entrega de 30 casas no distrito de Quebra Coco e visita às instalações da usina Rio Pardo Bioenergia.

Também será aberta a visitação da Casa do Papai Noel e da atração “Luzes do Natal”, na praça central.

Na quarta-feira (12) está prevista a apresentação do coral e orquestra municipal de Sidrolândia, às 19h na Câmara de Vereadores.

O povoamento de Sidrolândia, a 71 quilômetros de Campo Grande, teve inicio em 1870 com o inicio de bovinos nos campos da Vacaria.

No ano de 1926 ocorreu a chegada do catarinense Sidrônio de Andrade, que loteou a fazenda São Bento e batizou de Sidrolândia. Com o crescimento da comercialização dos lotes em 1942 houve crescimento da população.

O progresso de Sidrolânida se intensificou com a chegada da estrada de ferro em 1944 e da comunicação telegráfica. Em 1953 o distrito foi elevado à categoria de município.

Sidrolândia teve seu maior crescimento depois da criação de Mato Grosso do Sul, em 1977 e da transformação de Campo Grande em Capital.

Foi decisiva a mecanização da agricultura,que é a base da economia da cidade que tem hoje 42.132.

Hoje, o município tem 19.839 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a base da sua economia é a agropecuária e pelo setor de serviços. O município tem sua vegetação dividia entre o cerrado e a mata atlântica.

Bataguassu comemora hoje 59 anos (Foto: Divulgação)
Bataguassu comemora hoje 59 anos (Foto: Divulgação)

Bataguassu – Bataguassu, na divisa com São Paulo, comemora 59 anos nesta terça-feira. O primeiro a se fixar na região onde fica Bataguassu foi Manoel da Costa Lima, que chegou acompanhado de uma expedição para a instalação de um porto fluvial batizado de Porto XV de Novembro em 1905.

Manoel da Costa Lima foi responsável pela travessia do rio Paraná até 1927, quando a Companhia Viação São Paulo Mato Grosso comprou a concessão do serviço de balsa para o transporte de pessoas e gado.

O nome de Bataguassu vem de Jan Antoin Bata, nascido na antiga Tchecoslováquia e que chegou a Mato Grosso depois de passar pelos Estados Unidos, fugindo do regime nazista. Foi ele quem planejou o loteamento, construiu as primeiras casas e instalou uma serraria e uma granja.

Bataguassu passou a município em 1953 por meio de decreto do governador de Mato Grosso, Fernando Correa da Costa.

Corguinho, a 88 quilômetros de Campo Grande, comemora hoje 59 anos. (Foto: Divulgação)
Corguinho, a 88 quilômetros de Campo Grande, comemora hoje 59 anos. (Foto: Divulgação)

Corguinho - Corguinho, a 88 quilômetros de Campo Grande, comemora hoje 59 anos . O povoamento de Corguinho teve início em 1931 com a chegada de garimpeiros que foram explorar os córregos Carrapato e Formiga, depois do rio Aquidauana e do ribeirão Corguinho.

Primeiro distrito de Aquidauana, Corguinho começou a receber grande número de famílias que acompanhavam a exploração do diamante. Em seguida, Corguinho se tornou distrito de Rochedo.

Em 19536 é elevado a condição de município e recebe até 1956 grande movimento de garimpeiros e compradores de pedras. Prova desse movimento é que em 1956 a cidade dispunha de uma linha de ônibus até Campo Grande e de cinco pistas de pouso para pequenos aviões.

Com o fim do ciclo do garimpo, a economia de Corguinho começa a se voltar para a agropecuária. Está é a base atual da economia do município que tem 4.862 habitantes.

Nos siga no Google Notícias