ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SEGUNDA  26    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Bombeiros criam barreiras para "isolar" ribeirinhos do fogo no Pantanal

Por Adriano Fernandes | 25/09/2020 21:43


A força-tarefa que atua no combate aos incêndios no Pantanal intensificou o trabalho de prevenção a novos focos, próximos as residências de famílias ribeirinhas, na região da Serra do Amolar. No início desta semana os militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e Paraná já tiveram de resgatar às pressas alguns moradores dos locais.

Nesta sexta-feira (25) o fogo voltou a se aproximar das residências, mas foi contido antes de chegar as edificações. Os militares têm realizado aceiros ao redor das residências, que são um tipo de barreira onde a vegetação é completamente arrancada da superfície do solo para evitar que o fogo se alastre pelas folhas e árvores secas.

O trabalho é feito com uso de roçadeiras e outras ferramentas de arar o solo. Após "isolar" os moradores do fogo o trabalho de combate continua, com o uso de abafadores e água.

Resgates – Na última terça-feira (22) os militares resgataram uma família de ribeirinhos no  Amolar. As equipes estavam combatendo as chamas que se alastraram pela vegetação, em um local de difícil acesso na mata, a cerca 150 quilômetros de Corumbá, quando avistaram os moradores. Os bombeiros conseguiram se aproximar e socorrer todos em segurança.  Também houve resgate de moradores na região da Barra do Rio São Lourenço. 

No Pantanal, o trabalho de combate às chamas é feito por brigadistas do Ibama/Prevfogo e militares do Corpo de Bombeiros (Mato Grosso do Sul e do Paraná), além de militares da Marinha.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário