ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Bombeiros retomam combate ao fogo na Nhecolândia com reforço de militares do PR

Ao todo a força-tarefa de combate aos incêndios no Pantanal conta com o efetivo 273 agentes entre militares e brigadistas

Adriano Fernandes | 17/09/2020 22:42
Bombeiros durante o combate a um dos focos de incêndio do local. (Foto: Chico Ribeiro)
Bombeiros durante o combate a um dos focos de incêndio do local. (Foto: Chico Ribeiro)

Com o apoio de militares do Paraná o Corpo de Bombeiros retomou o combate aos focos de incêndio que há uma semana, devastam a vegetação na região do Porto da Manga, Pantanal do Nhecolândia, em Corumbá, na manhã desta quinta-feira, 17.

A força-tarefa que também é composta por brigadistas do Prevfogo/Ibama e Marinha do Brasil dividiram esforços em pontos estratégicos da região da Manga. Em helicóptero da Marinha os militares do 3°Grupamento de Bombeiros também sobrevoaram, no início da tarde desta quinta-feira, os principais focos de incêndio na região pantaneira ao norte do município de Corumbá, onde foi constatada a necessidade do deslocamento de equipes para os focos.

A região fica a quase 30 quilômetros do perímetro urbano de Corumbá, onde o único acesso é via fluvial ou aéreo. Nas primeiras desta sexta-feira (18), serão definidos os pontos de combates aos incêndios assim como a composição das equipes em seus deslocamentos e missões a serem realizadas, durante este dia.

Desespero - Na última terça-feira (15), o fogo também chegou a 200 metros de uma vila a beira do Rio Paraguai, distante 60 quilômetros da cidade pela MS-228 a Estrada-Parque. Contudo, foi controlado pelos bombeiros é brigadistas  do Prevfogo do Ibama e da Marinha.

"Graças a Deus tivemos apoio do governo e da Marinha, os moradores entraram em pânico, foi uma correria para apagar o fogo que estava sendo empurrado pelo vento.", relatou o pescador Delson Carneiro, antigo morador. Ele disse que, para sorte da comunidade, o incêndio surgiu durante o dia. "A noite a gente não teria esse apoio, o fogo ia destruir tudo",  afirmou.

Militares em meio a vegetação completamente destruída pelo fogo. (Foto: Chico Ribeiro)
Militares em meio a vegetação completamente destruída pelo fogo. (Foto: Chico Ribeiro)

O comandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Corumbá, tenente-coronel Luciano Aguilar, conta que a pronta ação da força-tarefa evitou uma tragédia. "O fogo atingiu o galinheiro de um morador ribeirinho e chegaria na casa, mas conseguimos debelar as chamas ", observou.

O grupo de 15 bombeiros do Paraná chegou a Corumbá em três viaturas e integrou a Operação Pantanal II, coordenada pela Marinha de Ladário. A parceria do governo paranaense inclui ainda o apoio de sete caminhões-pipa, totalizando 42 mil litros de água, os quais chegarão à região ainda esta semana.

A prioridade da operação em Corumbá, nesse momento, é o combate aos focos de calor no Porto da Manga, onde atuam 15 bombeiros de MS e PR. O fogo, segundo os moradores, surgiu próximo ao antigo canal do Rio Taquari e pulou o Rio Paraguai.

Força-tarefa - Ao todo a força-tarefa de combate aos incêndios no Pantanal conta com o efetivo de 68 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, 15 bombeiros militares do Paraná, 28 brigadistas do Prevfogo/Ibama e 162 militares do 6° Distrito Naval da Marinha do Brasil.

Nos siga no Google Notícias