ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Câmara cassa três vereadores por corrupção e um renuncia ao mandato

Helio de Freitas, de Dourados | 12/01/2015 20:15
Câmara de Vereadores ficou lotada durante sessão para julgamento de vereadores acusados de corrupção (Reginaldo de Souza)
Câmara de Vereadores ficou lotada durante sessão para julgamento de vereadores acusados de corrupção (Reginaldo de Souza)

A sessão terminou antes do previsto, mas o resultado já era esperado: dos quatro vereadores julgados nesta segunda-feira em Naviraí, a 366 km de Campo Grande, três foram cassados por quebra de decoro e um renunciou antes da votação. O primeiro desfecho para quatro dos sete legisladores da cidade acusados de corrupção interrompe a carreira de um experiente vereador – Carlos Alberto Sanches, o Carlão, e acaba com os sonhos de três promessas da política local, o ex-presidente da Câmara Cícero dos Santos, Adriano José Silvério e Marcus Douglas Miranda.

Adriano foi o primeiro a ser cassado, por 10 votos a dois, por volta de 17h. Menos de uma hora depois o plenário cassou, também por 10 a 2, o vereador Carlão. Cicinho, apontado como cabeça do esquema de corrupção e que na semana passada foi expulso do Partido dos Trabalhadores, teve julgamento sumário: os 13 vereadores votaram pela cassação, em tempo recorde, já que ele não compareceu, nem mandou advogado para fazer sua defesa. Ele está recolhido na penitenciária da cidade desde 8 de outubro, quando foi preso juntamente com outras nove pessoas.

Advogado, Marcus Douglas falou por cerca de uma hora. Disse que se arrependeu de entrar para a política e afirmou que a corrupção está enraizada entre os políticos, “que pedem dinheiro, pedem de tudo, o tempo todo”. Ao encerrar o discurso ele renunciou ao mandato, assim como já tinha feito, no dia 7 de novembro, a policial civil aposentada Solange Melo.

Moradores da cidade, que lotaram a Câmara para acompanhar a sessão e cobrar a cassação dos vereadores, entre os quais dezenas de pessoas que chegaram a passar a noite acampadas no local, comemoraram o resultado e saíram em carreata pela cidade. Agora prometem manter a vigília, para que outros três acusados sejam cassados – Elias Alves, Gean Carlos Volpato e Vanderlei Chagas.

Nos siga no Google Notícias