Caminhão fica preso em "ponte caindo aos pedaços" em Camapuã
Moradores da região denunciaram situação precária do local para travessia de veículos pesados
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um caminhão ficou atolado ao tentar atravessar uma ponte em estado precário no município de Camapuã, Mato Grosso do Sul. O incidente ocorreu na ponte sobre o rio Peralta, na estrada do Barreiro, zona rural da cidade. A estrutura de madeira, que apresenta sinais de deterioração, é utilizada diariamente por produtores rurais e transporte escolar. O motorista André Mariano da Silva precisou aguardar até o dia seguinte para ter seu veículo resgatado com auxílio de um trator. A prefeitura local não se manifestou sobre possíveis reformas na ponte.
Apresentando claros sinais de falta de manutenção, a ponte localizada no município de Camapuã é alvo de denúncias após um caminhão ficar preso na tentativa de transitar pela estrutura de madeira. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.
- Leia Também
- Asfalto começa a ceder sobre ponte do Rio Sucuriú e via é interditada
- Construção de ponte no Rio Aquidauana pode acelerar assoreamento, diz professor
Conforme mostram vídeos enviados ao Campo Grande News, a ponte danificada fica sobre o rio Peralta e está localizada na Estrada do Barreiro, na região rural do município de Camapuã, próxima à fazenda do Vilella.
Produtores rurais utilizam a ponte para transitar entre fazendas e propriedades rurais. A estrutura de madeira também serve para a passagem de alunos que estão a caminho de escolas rurais da região.
Segundo os relatos, a parte de baixo da ponte quebrou quando o caminhão tentou atravessar e acabou atolando na tarde desta terça-feira (2).
Ao Campo Grande News, o caminhoneiro André Mariano da Silva, motorista do caminhão atolado, informou que precisou ficar no local até a chegada de ajuda, que veio com o auxílio de um trator.
O veículo foi retirado da estrada com o motorista saindo do local apenas na manhã desta quarta-feira (3).
"Fiquei desde ontem de tardezinha com o caminhão atolado na ponte, e sai hoje de manhã. É um absurdo um coisa dessa, passar por esta situação", disse André.
O caminhoneiro também relatou se a ponte continuar em situações precárias de manutenção o perigo é grande, já que a estrada é movimentada, e é caminho para estudantes irem a escola na região.
"Essa ponte é rota de alunos; todos os dias passa uma Kombi carregada de crianças pela ponte. Esse é o nosso sofrimento aqui em Camapuã, situação que a gente enfrenta diariamente. Aí estraga o caminhão por causa de uma ponte e uma estrada sem condições de trafegar", completou o caminhoneiro.
Também foi relatado, no momento do incidente, que a estrutura de vigas de madeira da ponte está deteriorada e apodrecendo.
Outras pontes na zona rural do município também apresentam problemas de manutenção na estrutura, de acordo com relatos de produtores rurais.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Camapuã para questionar se o município planeja realizar reformas nas pontes localizadas na zona rural da cidade.
Em retorno aos questionamentos a Prefeitura Municipal de Camapuã informou que tomou conhecimento do ocorrido na Ponte do Peralta, e "lamenta profundamente o fato e reforça que essa ponte já estava incluída no cronograma da Secretaria de Obras para receber manutenção. No entanto, como toda obra pública, existe um processo legal a ser seguido, que passa pela fase de licitação — procedimento burocrático que demanda tempo, mas é necessário para garantir a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos", disse a prefeitura em Nota.
A prefeitura também acrescentou que entre 2024 e o início de 2025, mais de 40 pontes foram reformadas no município. E mais 8 pontes tiveram suas reformas licitadas e receberão manutenção em breve, sendo que cada obra completa, com troca de vigas e demais estruturas, tem custo médio de R$ 200 mil.
"A Ponte do Peralta também está nesse planejamento, mas, infelizmente, o incidente ocorreu antes do início dos serviços. A Prefeitura segue empenhada em realizar os reparos necessários e reafirma seu compromisso com a segurança e bem-estar da população camapuanense", pronunciou a prefeitura em nota.