ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Campanha de combate ao câncer fez 4,4 mil exames em mulheres em outubro

Helio de Freitas, de Dourados | 05/11/2014 09:53
Mulheres participam de atividade da campanha “Dourados Rosa”, que marcou mês de prevenção ao câncer de mama (Foto: Divulgação/Assecom)
Mulheres participam de atividade da campanha “Dourados Rosa”, que marcou mês de prevenção ao câncer de mama (Foto: Divulgação/Assecom)

A Secretaria de Saúde de Dourados, a 233 km de Campo Grande, fez 2.200 exames clínicos de mama e 2.200 preventivos contra o câncer de colo do útero durante a campanha “Dourados Rosa”, realizada no mês de outubro. Além dos exames a cidade teve diversas atividades educativas voltadas à conscientização sobre a importância do combate ao câncer de mama através da prevenção.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, foram 1.100 mamografias agendadas para o mês, o que representa 33% de toda a meta anual. Com isso, o tempo de espera pelo exame que era de 60 dias caiu para 15 dias.

Além da Clínica da Mulher, mantida pela prefeitura, e da Clínica Santa Maria, contratada para fazer os procedimentos, em outubro teve reforço do Hospital Universitário e da Clínica Unimagem. Segundo a Secretaria de Saúde, esse reforço vai continuar durante o mês de novembro nesses dois locais até atingir a meta, que é zerar o tempo de espera pela mamografia. De janeiro até agora foram feitos 3,6 mil exames de mamografia em Dourados.

Todas as unidades básicas de saúde da cidade participaram da campanha junto com a Clínica da Mulher, Hospital Universitário e Hospital do Câncer. A mensagem levada às mulheres de Dourados foi sobre a importância das ações preventivas, exames periódicos e manter uma vida saudável.

As ações foram encerradas no dia 31 com “super aulão de zumba”, na concha da Praça Antônio João, e com o “Jantar Rosa”, com renda foi revertida para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Nos siga no Google Notícias