ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Campeonato de skate e união de "tribos" marcam volta do Juventude na Praça

Flávia Lima | 02/08/2015 12:56
Apresentação artísticas marcaram volta de projeto. (Foto:Divulgação)
Apresentação artísticas marcaram volta de projeto. (Foto:Divulgação)

A prefeitura de Corumbá retomou, neste sábado, o projeto Juventude na Praça, que tem o objetivo de incentivar a utilização desses espaços públicos pelas famílias e jovens da cidade. A edição especial que marcou a retomada do projeto teve como principal atração, o 1 º Campeonato Municipal de Skate de Corumbá.

O evento e levou centenas de jovens e famílias até à pista de skate do remodelado Complexo do Ginásio Poliesportivo Lucílio de Medeiros. “Uma coisa que a gente percebeu é que havia ausência de espaços para o jovem. Hoje, notamos o quanto é importante essa política através da Gerência da Juventude e também da Fundação de Esportes em recuperar esses espaços, a exemplo o próprio Poliesportivo que reconstruímos", lembrou o prefeito Paulo Duarte ao comentar sobre a retomada de espaços públicos em sua gestão.

Paulo Duarte ainda comentou que há quase dois anos, o complexo estava totalmente abandonado, sem condições de uso e, hoje, reconstruído se transformou em mais um espaço de esporte, cultura e lazer para a população.

Apesar de ser um evento voltado aos skatistas, a praça acabou reunindo diversas tribos que se organizam em movimentos na cidade, a exemplo da Associação Cultura de Rua que, nesta edição do Juventude na Praça, apoiou a realização do campeonato de skate.

“Como a gente mexe com os jovens mais carentes, da parte mais humilde da cidade, a formação dessa Associação foi algo muito importante para gente porque, infelizmente, o movimento de rua ainda é visto com preconceito por muita gente da sociedade”, declarou Luís Gabriel Ramos de Carvalho, o “Sorriso”, presidente da Associação Cultura de Rua, que desenvolve projetos de arte do grafite e conscientização contra o uso de drogas entre os jovens.

O campeonato reuniu cerca de 80 adeptos do esporte divididos em três categorias: infantil, iniciante e amador. Além do equilíbrio na prancha de madeira com rodinhas, os participantes tiveram que demonstrar criatividade e ousadia nas manobras para surpreender o corpo de jurados formado por nomes respeitados do skate dentro de Mato Grosso do Sul: índio (Dourados), Bob (Campo Grande), e Rei (Corumbá).

Na categoria Mirim quem levou o título de campeão foi Ryan Albuquerque; em segundo lugar ficou Guilherme da Silva “Tamarindo”, seguido na terceira colocação por Leonardo “Alemãozinho”. Entre os Iniciantes, Thiago Carioca levou a melhor com a primeira colocação; o vice da categoria foi para Gustavo Raro e o terceiro lugar ficou com Cláudio. Já na categoria Amador, a que antecede a Profissional, o melhor, na opinião do corpo de jurados, foi Luan Rios; a segunda colocação ficou com Luís Kino e, fechando o trio dos primeiros lugares, Geargio.

Além da competição entre os skatistas da cidade, o Juventude na Praça teve ainda a apresentação de grupos de dança de rua, entre eles, o da Oficina de Dança, Street 178, B-boys Cultura de Rua e NFP. A parte musical foi garantida com o som da banda Kamikaze e uma das revelações do Festival Estudantil da Canção, a banda Imigrantes de Marte.

Nos siga no Google Notícias