ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Caravana da Saúde realiza mais de 130 cirurgias até o dia 17

Renata Volpe Haddad | 11/05/2015 17:21
Mais de 130 cirurgias gerais, ortopédicas e ginecológicas serão realizadas em Ponta Porã. (Fotos: Divulgação/Jessica Barbosa)
Mais de 130 cirurgias gerais, ortopédicas e ginecológicas serão realizadas em Ponta Porã. (Fotos: Divulgação/Jessica Barbosa)

A Caravana da Saúde está em Ponta Porã e tem mais de 130 cirurgias agendadas até o dia 17 de maio, além de 100 procedimentos de endoscopia. As atuações com especialidades em cirurgia geral, ginecologia e ortopedia, são realizadas no Hospital Regional do município, que fica responsável pelo maior número de cirurgias eletivas.

Segundo o governo estadual, no último dia 30 de abril, mais de R$ 3,7 milhões em equipamentos foram entregues ao hospital, entre eles um tomógrafo, um aparelho de raio-x digital, mamógrafo e dois aparelhos de ultrassonografia.

De acordo com a diretora do Hospital Regional, a enfermeira Paula Cristina Correia de Barros, a participação do hospital na Caravana da Saúde diminui consideravelmente a fila de espera pelos atendimentos. “A rotina do hospital é outra desde a chegada dos novos equipamentos e do início das cirurgias”, destacou.

Fim da espera - Os procedimentos de endoscopia são feitos em pacientes que estavam há mais de um ano aguardando na fila de espera. Para o morador de Ponta Porã, Silvio Pinheiro da Silva, 30, a espera de 4 anos por uma vaga para cirurgia de hérnia terminou com a chegada da Caravana da Saúde. “Quando o exame detectou a hérnia tive que parar com o trabalho com cargas e buscar uma vaga para cirurgia. Era um transtorno por que eu teria que viajar para outra cidade e ainda aguardar vaga. É um beneficio para a população que está recebendo esta oportunidade de uma melhor qualidade de saúde”, afirmou.

Aguardando uma cirurgia de vesícula, a dona de casa Maria Aparecida Agostinho, 48, falou sobre a rotina de exames e as viagens frustradas em busca de atendimentos. “ Com a passagem da Caravana da Saúde em Ponta Porã a situação ficou mais favorável e possibilitou eu conseguir a cirurgia mais rapidamente”, comemorou.

As ações da Caravana continuam na Escola Estadual Sergio Marcondes a partir do dia 16 de maio, com a realização de exames e consultas além das cirurgias nas carretas oftalmológicas juntamente aos trabalhos de atendimento das entidades parceiras, entre elas: Hospital do Câncer, Apae, Polícia Militar, Senac, Sesi e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias