ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Caravana da Saúde atende mais de 500 no 1º dia e diminui fila por cirurgias

Lidiane Kober | 30/04/2015 16:53
Reinaldo assinou termo de cooperação e fez a entrega de equipamentos (Foto: Divulgação/Facebook)
Reinaldo assinou termo de cooperação e fez a entrega de equipamentos (Foto: Divulgação/Facebook)

No primeiro dia da Caravana da Saúde, na microrregião de Ponta Porã, foram atendidas mais de 500 pessoas apenas com consultas oftalmológicas. Nesta quinta-feira (30), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) foi à região e, em Amambai, esteve no Hospital Regional para ver de perto a diminuição da fila de cirurgias eletivas. Na data, a Caravana fez procedimentos de ortopedia e gerais.

“Para que a população regional não fique sem atendimento e novas filas de cirurgias eletivas não se formem, assinei um termo de cooperação e fiz a entrega de equipamentos para os centros cirúrgicos do Hospital Regional de Amambai”, anunciou o governador via Facebook.

Na região, a Caravana alcançará, além de Ponta Porã e Amambai, Antônio João, Sete Quedas Paranhos, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Tacuru. “E isso é só o começo. Ainda temos pela frente nove microrregiões para percorrer com a Caravana e muito o que mudar no sistema de saúde de Mato Grosso do Sul”, pontuou Reinaldo.

A Caravana chegou na quarta-feira (29) a Ponta Porã e, além dos atendimentos, leva R$ 6 milhões em equipamentos que serão instalados em um hospital local como legado do programa. Segundo Reinaldo, a unidade de saúde na cidade fronteiriça tinha apenas um aparelho de eletrocardiograma quebrado.

“Serão levados para o local dois ultrassons, três aparelhos de eletrocardiograma, 11 respiradores e reformadas 10 UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e três centros cirúrgicos”, destacou o governador. A Caravana vai ficar 15 dias em Ponta Porã e a meta é realizar 30 mil procedimentos.

Novos equipamentos também vão estruturar o hospital de Amambai para que se torne um micro pólo regional de atendimento. Só durante a Caravana, estão previstas 85 cirurgias eletivas na unidade de saúde.

Parte do dinheiro usado na compra dos aparelhos para Ponta Porã é do SUS (Sistema Único de Saúde) e o restante veio dos caixas do Estado. Em Amambai, o total do investimento é com recursos próprios.

Nos siga no Google Notícias