ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Caravana leva atendimento de saúde e jurídico a indígenas de 20 aldeias

A ação integra a parceria do Tribunal de Justiça com o programa Caravana da Saúde Indígena, do Governo do Estado de MS

Guilherme Henri | 14/06/2018 15:27
Indígena durante atendimento em caravana anterior (Foto: Chico Ribeiro/ Assessoria Governo)
Indígena durante atendimento em caravana anterior (Foto: Chico Ribeiro/ Assessoria Governo)

Inídgenas de 20 aldeias da região de Amambai - a 360 quilômetros de Campo Grande terão atendimento de saúde e jurídico entre sexta-feira (15) e sábado (16). Isso porque, a Justiça Itinerante da Capital e a Caravana da Saúde estarão na região para os atendimentos gratuitos.

A ação integra a parceria do Tribunal de Justiça com o programa Caravana da Saúde Indígena, do Governo do Estado de MS. Além disso, o Governo do Estado fará a entrega de 17 caixas cirúrgicas para o Hospital Regional de Amambai, em ato que está previsto para amanhã, às 17h, na Câmara de Vereadores. O valor de investimento foi de R$ 78 mil.

De acordo com divulgado pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a ação da unidade móvel está com a pauta de 150 conversões de união estável em casamento. Contudo, a equipe também atenderá demandas espontâneas.

Em abril, a equipe do ônibus da itinerante, sob o comando do juiz Cezar Luiz Miozzo, esteve na aldeia indígena Lagoinha, na comarca de Aquidauana, para realizar 55 conversões de união estável em casamento.

SaúdeAlém do atendimento jurídico, segundo divulgado pela Secretária Estadual de Saúde, a a Caravana da Saúde realizará exames, consultas e algumas cirurgias já pré-agendadas na mesma região. 

Serão realizadas 2.567 consultas e exames, ao todo, sendo quase duas mil consultas e mais de 500 exames. A Caravana também irá atender algumas cirurgias eletivas, pré-agendadas de oftalmologia e vascular.

Entre as especialidades das consultas estão: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, odontologia, psiquiatria, urologia e psicologia.

Os indígenas terão acesso aos exames eletrocardiograma, eletroencefalograma, PSA (câncer de próstata), preventivo (Papanicolau), mamografia, ultrassonografia, câncer de pele e prevenção ao câncer bucal.

Nos siga no Google Notícias