A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

11/04/2016 12:46

Carreta do Hospital do Câncer de Barretos inicia mamografia e preventivo

Helio de Freitas, de Dourados
Carreta iniciou atendimento na Praça Antonio João e depois vai para local da Caravana da Saúde (Foto: A. Frota/Divulgação)Carreta iniciou atendimento na Praça Antonio João e depois vai para local da Caravana da Saúde (Foto: A. Frota/Divulgação)

A unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos iniciou atendimento na manhã de hoje (11) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o veículo com equipamentos e profissionais capacitados está na cidade para fazer exames de mamografia e preventivo contra o câncer de colo do útero.

Conforme a prefeitura, a equipe atender das 7h às 17h até quinta-feira (14) na Praça Antônio João e depois segue para o Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”, onde acontece de quinta a domingo a Caravana da Saúde, do governo do Estado. No complexo, que fica no Jardim Água Boa, a carreta vai atender de sexta-feira (15) a domingo (17), também das 7h às 17h, sem intervalo para almoço.

Segundo a Secretaria de Saúde, as mamografias feitas na unidade móvel já estão agendadas seguindo a fila do SUS (Sistema Único de Saúde). A mulher a partir dos 40 anos de idade que não teve o agendamento, mas deseja fazer o exame, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.

Já mulheres acima dos 25 anos de idade que precisam fazer exames preventivos de câncer do colo do útero devem procurar a unidade móvel com RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. Estão sendo feitos 30 exames por dia.

“Muitas pessoas de Dourados fazem tratamento no Hospital do Câncer de Barretos e quanto mais cedo é diagnosticado o câncer, mais chances de cura existem”, explica Paula Leite Perrupato, coordenadora do Hospital do Câncer de Barretos em Dourados.

Cinco profissionais do hospital estão na cidade para fazer os procedimentos – uma enfermeira padrão, duas técnicas em radiologia e duas técnicas de enfermagem. Servidores da Secretaria Municipal de Saúde prestam apoio à equipe de Barretos.

Moradores aprovam – A aposentada Suzana Maria Rezende Esmerio, 62, considerou a campanha uma excelente oportunidade para fazer os exames. “Eu gosto dessas campanhas, então quando tem eu participo. É uma boa alternativa, a gente é bem atendida e rápido. Os resultados vêm direitinho, é muito organizado”.

Emília José, 56, possui histórico de câncer na família e tenta manter o preventivo sempre em dia. “Todo ano eu faço e este ano ainda não havia procurado. Quando fiquei sabendo que o Hospital de Barretos estaria aqui, logo vim para fazer”.

Réu em condenado em audiência realiza por videoconferência em São Gabriel
Foi realizada nesta semana em São Gabriel do Oeste - cidade localizada a 140 km de Campo Grande - o primeiro Tribunal do Júri por videoconferência da...
IFMS de Rio Brilhante forma 52 alunos em cursos de qualificação
Foi realizada nesta semana em Rio Brilhante - cidade localizada a 163 km de Campo Grande - a formatura de dos alunos que realizaram no polo local do ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions