ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Carreta do Hospital do Câncer de Barretos inicia mamografia e preventivo

Helio de Freitas, de Dourados | 11/04/2016 12:46
Carreta iniciou atendimento na Praça Antonio João e depois vai para local da Caravana da Saúde (Foto: A. Frota/Divulgação)
Carreta iniciou atendimento na Praça Antonio João e depois vai para local da Caravana da Saúde (Foto: A. Frota/Divulgação)

A unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos iniciou atendimento na manhã de hoje (11) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o veículo com equipamentos e profissionais capacitados está na cidade para fazer exames de mamografia e preventivo contra o câncer de colo do útero.

Conforme a prefeitura, a equipe atender das 7h às 17h até quinta-feira (14) na Praça Antônio João e depois segue para o Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”, onde acontece de quinta a domingo a Caravana da Saúde, do governo do Estado. No complexo, que fica no Jardim Água Boa, a carreta vai atender de sexta-feira (15) a domingo (17), também das 7h às 17h, sem intervalo para almoço.

Segundo a Secretaria de Saúde, as mamografias feitas na unidade móvel já estão agendadas seguindo a fila do SUS (Sistema Único de Saúde). A mulher a partir dos 40 anos de idade que não teve o agendamento, mas deseja fazer o exame, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.

Já mulheres acima dos 25 anos de idade que precisam fazer exames preventivos de câncer do colo do útero devem procurar a unidade móvel com RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. Estão sendo feitos 30 exames por dia.

“Muitas pessoas de Dourados fazem tratamento no Hospital do Câncer de Barretos e quanto mais cedo é diagnosticado o câncer, mais chances de cura existem”, explica Paula Leite Perrupato, coordenadora do Hospital do Câncer de Barretos em Dourados.

Cinco profissionais do hospital estão na cidade para fazer os procedimentos – uma enfermeira padrão, duas técnicas em radiologia e duas técnicas de enfermagem. Servidores da Secretaria Municipal de Saúde prestam apoio à equipe de Barretos.

Moradores aprovam – A aposentada Suzana Maria Rezende Esmerio, 62, considerou a campanha uma excelente oportunidade para fazer os exames. “Eu gosto dessas campanhas, então quando tem eu participo. É uma boa alternativa, a gente é bem atendida e rápido. Os resultados vêm direitinho, é muito organizado”.

Emília José, 56, possui histórico de câncer na família e tenta manter o preventivo sempre em dia. “Todo ano eu faço e este ano ainda não havia procurado. Quando fiquei sabendo que o Hospital de Barretos estaria aqui, logo vim para fazer”.

Nos siga no Google Notícias