ACOMPANHE-NOS    
ABRIL, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Carreta do Hospital do Câncer inicia exames de mamografia e preventivos

Unidade móvel vai ficar na Praça Antônio João até o dia 17 deste mês; são 450 exames de mamografia e cem preventivos cadastrados

Por Helio de Freitas, de Dourados | 02/03/2017 11:02
Carreta do hospital de Barretos iniciou hoje atendimento em Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)
Carreta do hospital de Barretos iniciou hoje atendimento em Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)

Com pelo menos 500 atendimentos já agendados, a Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Barretos começou na manhã de hoje (2) a atender moradoras de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. A carreta equipada com aparelhos para exames de mamografia e equipe para coleta de amostras para exames preventivos vai ficar na Praça Antonio João até o dia 17 deste mês.

A Secretaria Municipal de Saúde, que organiza os atendimentos, informou que as pessoas cadastradas devem procurar a unidade móvel das 7h às 17h.

As unidades de saúde do município cadastraram 450 mulheres para exames de mamografia e outras cem para o preventivo. A ação faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

De acordo com a assessoria da prefeitura, as pessoas que ainda não estão cadastradas podem procurar as unidades de saúde e se inscrever para futuro atendimento com a equipe do Hospital de Câncer de Barretos.

Orientação – Para fazer os exames de mamografia, as mulheres já cadastradas devem ter entre 40 a 69 anos de idade, não estar grávida nem amamentando, ter passado pelo exame há mais de um ano e evitar, no dia do exame, produtos cosméticos como talco e hidratantes. Quem já fez a mamografia na carreta de Barretos só poderá fazer novo exame agora se o procedimento ocorreu há mais de dois anos.

Para fazer o preventivo, a idade mínima é de 25 e a máxima de 65 anos. A mulher não pode ter mantido relação sexual nos dois dias antes da coleta e não ter feito uso de pomada ginecológica no mesmo período. Também não pode fazer o exame se estiver com suspeita de gravidez.

Para fazer os exames é preciso apresentar RG, CPF, Cartão SUS e um comprovante de residência. De acordo com a prefeitura, os postos de saúde estão comunicando as pacientes sobre as datas designadas para os exames.