ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Casal acusa hospital pela morte da filha mesmo mãe tendo doença contagiosa

Luciana Brazil | 13/12/2013 11:39
Jovem de 17 anos lega que fez pré-natal e nada foi observado. (Foto: Edicarlos Oliveira de Porto Murtinho/ Facebook)
Jovem de 17 anos lega que fez pré-natal e nada foi observado. (Foto: Edicarlos Oliveira de Porto Murtinho/ Facebook)

Um casal, uma adolescente de 17 anos e um engenheiro civil de 63 anos, acusa o Hospital Municipal Oscar Ramires Pereira de Porto Murtinho, a 431 km de Campo Grande, pelo falecimento da filha que nasceu morta na madrugada de quarta-feira (11). O hospital garantiu na manhã de hoje (13) que a falta de cuidados com a saúde da adolescente teria causado a morte do bebê.

Para o pai da criança, João Fagundes Martins, durante o parto, que foi normal, a criança teria sofrido algum trauma e acabou morrendo.

A diretora do hospital, Calizânia Britos, salientou que o parto foi feito em condições adequadas e todos os cuidados com a mãe e o bebê foram tomados.

“Não posso dizer o que causou a morte da criança, porque são coisas confidenciais. Mas a mãe não teve cuidados durante a gravidez.Coisas que poderiam ser evitadas com o pré-natal não foram feitas”, explicou a diretora do hospital Calizânia Britos.

O pai do bebê alega que a esposa acompanhou a gravidez como é indicado e não havia motivos para o desfecho trágico. A adolescente teria dito ao companheiro que não havia médico na hora do parto e enfermeiras teriam ficado “apertando a barriga” dela.

Ele contou que a esposa entrou em trabalho de parto por volta de 1h30 de quarta-feira e foi levada para o hospital pelo Corpo de Bombeiros.

“Eles apertaram tanto que deve ter acontecido alguma coisa. O hospital não quis falar nada sobre a morte. Teve uma enfermeira que me disse até que a criança já estava morta ha 48 horas. Isso não existe, o bebê estava mexendo, ela teve contração, a criança se mexeu para sair”, afirma João.

Doença - Apesar de o hospital não divulgar a causa da morte, a própria adolescente confirmou, por telefone, que na Certidão de Óbito consta “Sepsemia Sífilis” como causa da morte da criança.

A sepsemia ou septicimia é uma infecção generalizada grave do organismo, quando a corrente sanguínea é contaminada com bactérias. Já a Sífilis é uma doença infecto-contagiosa, transmitida pela via sexual, podendo ser transmitida ao feto durante a gestação.

“Mas eu fiz exames de sangue e urina e se eu tivesse esse negócio tinha que aparecer”, disse a adolescente.

Morando em Dourados, no dia do parto a mãe estava em Porto Murtinho, onde vive a família; e o pai estava a caminho de Campo Grande.

“Alguém vai ter que se responsabilizar por isso. Ela está chocada. Ela foi tratada como uma mulher qualquer. Era o primeiro filho dela”, disse João.

A diretora da unidade disse que irá registrar Boletim de Ocorrênica contra veiculações feitas no Facebook. "É muito fácil falar, mas eles tem que provar que a culpa é do hospital. Nós entregamos ao pai o laudo de um exame que é a "ponta do iceberg". A partir disso, ele pode saber tudo que aconteceu", disparou.

Nos siga no Google Notícias