ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  30    CAMPO GRANDE 17º

Interior

Casos aumentam e prefeitura diz que Dourados enfrenta 2ª onda da pandemia

Segunda maior cidade de MS termina agosto com 5.532 casos positivos, 1.207 registrados neste mês

Helio de Freitas, de Dourados | 31/08/2020 11:53
Casos aumentam e prefeitura diz que Dourados enfrenta 2ª onda da pandemia
Avenida Marcelino Pires, no Centro de Dourados; cidade chegou a 5.532 casos de coronavírus (Foto: Helio de Freitas)

Dourados, a 233 km de Campo Grande, já enfrenta a segunda onda do novo coronavírus. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (31) pelo comitê de enfrentamento à pandemia, montado pela prefeitura em março.

Em transmissão ao vivo pela página da prefeitura no Facebook, o comitê informou que a constatação da segunda onda ocorre devido ao aumento dos casos positivos nos últimos dias. Foram 367 casos novos em uma semana.

A segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul chega ao último dia de agosto com 5.532 pessoas já infectadas pelo vírus desde março, 28 casos novos nas últimas 24 horas. Ontem foram 66 a mais em relação a sábado.

Só no mês de agosto foram registrados 1.207 novos casos e a cidade tem atualmente 902 casos ativos, ou seja, pessoas ainda com o vírus em atividade. Desse total, 874 estão em isolamento domiciliar e 28 pacientes internados – 13 em leitos de enfermaria e 15 em leitos de UTI.

O serviço de comunicação do comitê afirmou na transmissão de hoje que o aumento dos casos ocorre porque boa parte da população relaxou nas medidas de prevenção, principalmente o uso de máscara.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram crescimento dos casos na macrorregião de Dourados, formada por 33 cidades e onde vivem quase 900 mil pessoas.

Na 33ª semana epidemiológica foram registrados 695 casos positivos. Na 34ª o número subiu para 726 e chegou a 941 casos na 35ª semana epidemiológica, fechada sábado (28).

Casos aumentam e prefeitura diz que Dourados enfrenta 2ª onda da pandemia
Gráfico mostra crescimento dos casos do novo coronavírus na macrorregião de Dourados (Divulgação)

Dourados tem 73 óbitos provocados pela covid-19, 17 registrados em agosto. A taxa de letalidade caiu um pouco, para 1,3%. Por outro lado, 4.557 pessoas infectadas já estão recuperadas.

Além dos moradores locais internados, os hospitais de Dourados abrigam outras 27 pessoas de cidades da região infectadas pelo novo coronavírus. Outras 46 pessoas, moradores locais e da região, estão internadas com síndromes respiratórias, tratadas como casos suspeitos de covid-19.