ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Interior

CCZ confirma 2º caso de raiva animal e cidade terá duas fases de vacinação

Caroline Maldonado | 31/03/2016 12:13
Campanha de imunização terá duas fases este ano (Foto: Diário Corumbaense)
Campanha de imunização terá duas fases este ano (Foto: Diário Corumbaense)

Foi confirmado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) o segundo caso de raiva animal este ano, em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande. A doença foi constatada em um morcego encontrado caído no quintal de uma residência no Bairro Popular Nova. A moradora viu o seu gato brincando com o bicho morto e resolveu recolher o animal e levá-lo ao centro de controle.

O primeiro caso confirmado de raiva na cidade foi em um cão, no dia 2 de março. Segundo o jornal Diário Corumbaense, em função dos casos da doença no município, a campanha de vacinação contra a raiva será realizada duas vezes este ano.

A primeira fase será em abril e outra no segundo semestre de 2016. O CCZ está aguardando apenas a chegada de mais materiais para iniciar a imunização nas casas.

Segundo o veterinário Carlos Eduardo Carvalho de Almeida, responsável técnico do CCZ de Corumbá, não é normal morcegos caírem em residências ou se debaterem contra a parede. Nesses casos, é importante que o morador não toque no animal e acione o CCZ ou recolha o animal com o máximo de cuidado possível, se tiver certeza de que o bicho está morto.

“O morcego é um reservatório natural da raiva no meio silvestre, pode ocorrer de o morcego que você encontrar caído no quintal estar acometido da doença”, disse o veterinário ao Diário Corumbaense.

Carlos explicou que o morcego hematófago, que se alimenta de sangue, é a espécie que mais transmite a raiva, pois necessita morder o animal para se alimentar. Mesmo que o bicho não seja hematófago, ele pode morder se o morador mexer nele sem os devidos cuidados.

O CCZ de Corumbá fica na rua João B. Couto, no Bairro Guanã. Quem precisar de informações sobre a doença e imunização pode ligar para (67) 3233-2783.

Nos siga no Google Notícias