Com 118 casos em 24 horas, Dourados tem mais duas mortes pela covid
Efeito segunda onda, ocupação de leitos de UTI chega a 84% na macrorregião de Dourados
O aumento dos casos positivos do novo coronavírus volta a preocupar em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Epicentro da covid-19 em junho, quando liderava em número de infectados e de mortes, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul passou por estabilidade no contágio em julho e nas primeiras semanas de agosto, mas o número de novos casos voltou a crescer.
Na segunda-feira (31), após 367 novos casos serem registrados em uma semana, a prefeitura anunciou que o município está sob efeito da segunda onda do vírus.
Hoje (3), o comitê local de enfrentamento à pandemia anunciou 118 novos casos nas últimas 24 horas. Dourados já registrou 5.762 moradores infectados pela covid-19, dos quais 4.651 são considerados recuperados, 1.003 em isolamento domiciliar e 27 internados – 14 em enfermaria e 13 em leitos de UTI.
O número de casos ativos, que na primeira quinzena de agosto estava abaixo de 500, voltou a superar mil pessoas. São 1.030 moradores com o vírus em atividade.
As mortes também continuam em Dourados. Nesta quinta-feira, o comitê local anunciou mais dois óbitos, elevando para 78 o total de mortes provocadas pelo novo coronavírus entre moradores do município.
As mais recentes vítimas foram dois homens, um de 53 anos e outro de 77. O mais novo, morador no Jardim Santo André, morreu na madrugada de hoje no Hospital da Vida.
Já o idoso, que morava no Jardim Monte Líbano, morreu em um hospital particular em Campo Grande, mas por protocolo do Ministério da Saúde o caso entra na conta do município de origem.
Conforme o boletim local, desde março, quando começou a pandemia, já foram feitos 19.301 testes em Dourados, dos quais 5.649 deram resultado positivo e 13.652 apresentaram resultado negativo. O índice de positividade passa dos 30%.
Leitos de UTI – Outro dado alarmante anunciado hoje pela Secretaria Estadual de Saúde é a ocupação de leitos de UTI na macrorregião de Dourados, formada por 33 municípios e onde vivem perto de 900 mil pessoas.
A macrorregião de Dourados tem nesta quinta-feira o maior índice de ocupação, 84% dos 116 leitos disponíveis. São 34% ocupados por pacientes com covid-19, 13% por casos suspeitos e 37% por pacientes “não covid”.