ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, DOMINGO  16    CAMPO GRANDE 30º

Política

Trecho sem grade no viaduto da Av. Afonso Pena gera alerta e pedido de reforço

Pedido do deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) pede troca das grades para evitar acidentes e suicídios

Por Mylena Fraiha | 16/11/2025 15:19
Trecho sem grade no viaduto da Av. Afonso Pena gera alerta e pedido de reforço
No sentido Centro–Shopping, viaduto da Avenida Afonso Pena possui uma grade baixa, que não se estende até o final e deixa trecho sem proteção (Foto: Paulo Francis).

Para reduzir riscos de acidentes e prevenir ocorrências de suicídio, foi protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) uma indicação que solicita à Prefeitura de Campo Grande o reforço das grades do viaduto Senador Italívio Coelho, na Avenida Afonso Pena, que cruza a Rua Ceará.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul recebeu uma indicação parlamentar solicitando o reforço das grades do viaduto Senador Italívio Coelho, na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. O pedido, feito pelo deputado Marcio Fernandes (MDB), visa aumentar a segurança no local e prevenir acidentes e suicídios. O viaduto, também conhecido como "Ponte da Vida", apresenta condições distintas de proteção em seus sentidos. No trajeto Centro-Shopping, possui uma grade baixa e incompleta, enquanto no sentido oposto conta com estrutura mais alta e reforçada. Em setembro deste ano, um homem de 38 anos perdeu a vida no local.

O pedido foi feito pelo deputado estadual Márcio Fernandes (MDB), por meio de indicação e encaminhado à prefeita Adriane Lopes (PP) e ao titular da Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), Marcelo Miglioli.

No documento, o parlamentar pede que o Executivo instale novas grades nas laterais do viaduto, também conhecido como “Ponte da Vida”, revitalizado há alguns anos. A indicação, datada de 14 de novembro de 2025, cita que moradores da região reivindicam medidas que aumentem a segurança no ponto, considerado de grande circulação.

“A solicitação visa garantir maior proteção, evitando que pessoas em momento de desespero, surto ou outras condições psicológicas possam atentar contra a própria vida ou colocar terceiros em risco”, escreveu o parlamentar. Ele ainda reforça que a intervenção seria necessária para “mitigar o risco da prática de atentado contra a própria vida de pessoas em vulnerabilidade”.

Trecho sem grade no viaduto da Av. Afonso Pena gera alerta e pedido de reforço
No sentido Shopping–Centro, a ponte conta com uma estrutura de ferro mais alta e reforçada (Foto: Paulo Francis).

A reportagem esteve no local e observou que, no sentido Centro–Shopping, o viaduto possui uma grade baixa, na cor azul, que não se estende até o final e deixa um trecho sem proteção, com risco de queda na encosta. Já no sentido Shopping–Centro, a ponte conta com uma estrutura de ferro mais alta e reforçada.

O caso mais recente registrado no local, no dia 30 de setembro deste ano. A vítima, um homem de 38 anos, recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas não resistiu apesar das tentativas de reanimação.

Trecho sem grade no viaduto da Av. Afonso Pena gera alerta e pedido de reforço
No sentido Centro–Shopping, a grade também exibe cartazes de prevenção ao suicídio (Foto: Paulo Francis).

Ajuda - O Campo Grande News informa que, na Capital, o Grupo Amor Vida oferece apoio emocional gratuito a pessoas em crise pelo telefone 0800-750-5554. O atendimento está disponível das 7h às 23h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Ligue sempre que precisar.

O CVV (Centro de Valorização da Vida) também oferece apoio emocional gratuito 24 horas por dia, pelo telefone 188 ou pelo site oficial, acessível por este link.

O SUS (Sistema Único de Saúde) também oferece atendimento psicológico gratuito. No Mato Grosso do Sul, há 20 CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) espalhados por diversas cidades, e os endereços podem ser consultados neste link. Em Campo Grande, há sete unidades disponíveis nos seguintes endereços:

  • CAPS IV Álcool e Drogas (Fátima M. Medeiros) - Atendimento 24h, para maiores de 18 anos, abrangendo as regiões Prosa, Bandeira, Centro e Segredo. Endereço: Rua Theotônio Rosa Pires, 19, esquina com José Antônio, Jardim São Bento. Fone: (67) 2020-1903 ou 2020-1904.
  • CAPS AD III Guanandi (Márcia Zen) - Atendimento 24h, para maiores de 18 anos, abrangendo as regiões Lagoa, Imbirussu e Anhanduizinho. Endereço: Avenida Manoel da Costa Lima, 3272, Bairro Guanandi. Fone: (67) 2020-1838.
  • CAPS III Afrodite Doris Contis - Atendimento 24h, para maiores de 18 anos, abrangendo as regiões Centro e Segredo. Endereço: Rua São Paulo, 70, esquina com Rua Pedro Celestino, Bairro Monte Castelo. Fone: (67) 2020-1898, 2020-1897 ou 2020-1896.
  • CAPS III Margarida (Marley Maciel Elias Massulo) - Atendimento 24h, para maiores de 18 anos, abrangendo as regiões Prosa e Bandeira. Endereço: Rua Itambé, 2939, Vila Rica. Fone: (67) 2020-1894 ou 2020-1895.
  • CAPS III Aero Rancho - Atendimento 24h, para maiores de 18 anos, abrangendo a região do Anhanduizinho. Endereço: Avenida Manoel da Costa Lima, 3272, Bairro Guanandi. Fone: (67) 2020-1901 ou 2020-1899.
  • CAPS III Vila Almeida (Dr. Márcio A. Procópio da Silva) - Atendimento 24h, para maiores de 18 anos, abrangendo as regiões Imbirussu e Lagoa. Endereço: Rua Marechal Hermes, 854, Vila Almeida. Fone: (67) 2020-1715, 2020-1714 ou 2020-2165.
  • CAPS III Infantojuvenil (Dr. Samuel Chaia Jacob) - Atendimento 24h, para menores de 18 anos, abrangendo todas as regiões do município. Endereço: Rua São Paulo, 70, esquina com Rua Pedro Celestino, Bairro Monte Castelo. Fone: (67) 2020-2085 ou 2020-2086.

Além disso, algumas universidades em Campo Grande oferecem atendimento psicológico gratuito. A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), por meio do SEP (Serviço Escola de Psicologia), realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Contato: sep.fach@ufms.br.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.