ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Com 96% de UTIs ocupadas, prefeitura prepara medidas para conter vírus

Média diária em novembro se mantém em 40 casos, mas lotação de UTIs é recorde

Helio de Freitas, de Dourados | 27/11/2020 14:41
Ciclistas pedalam em avenida de Dourados; cidade vê outro aumento da covid-19 (Foto: Franz Mendes)
Ciclistas pedalam em avenida de Dourados; cidade vê outro aumento da covid-19 (Foto: Franz Mendes)

Epicentro estadual da covid-19 em junho e julho, Dourados, a 233 km de Campo Grande, atingiu nesta sexta-feira (27) índice alarmante de 96% de ocupação dos leitos de terapia intensiva. Nem mesmo na fase de explosão dos casos da doença havia tantos leitos de UTI ocupados na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Para tentar frear outra disseminação do coronavírus, a prefeitura prepara novas medidas contra as aglomerações. O Campo Grande News apurou que ainda hoje deve ser publicado novo decreto suspendendo realização de festas e eventos por duas semanas.

Não há até agora informação se as medidas vão atingir bares, restaurantes, academias, igrejas e o funcionamento das lojas e do único shopping da cidade.

O endurecimento das medidas ocorre justamente no momento em que o comércio aguarda autorização para abrir aos domingos e até mais tarde durante a semana, para impulsionar as vendas de Natal. Esses horários devem ser incluídos no decreto de hoje.

Casos – Conforme boletim divulgado hoje pela assessoria de comunicação da prefeitura, 1.137 novos casos da doença foram confirmados do dia 1º deste mês até hoje e atualmente são 9.712 casos confirmados – 26 a mais nas últimas 24 horas. Oito pessoas morreram neste mês em consequência do vírus e o município acumula 118 óbitos.

O número de pessoas infectadas e recuperadas aumentou no mesmo ritmo. Eram 8.033 recuperados no dia 1º e hoje são 9.026.

Entretanto, o que preocupa é o aumento de pessoas internadas. Há 27 dias, 23 infectados pelo vírus estavam internados, sendo 13 em UTI e 10 em enfermaria. Nesta sexta-feira o número de internados é quase o dobro. São 41 pacientes em hospitais, sendo 22 em UTI e 19 em enfermaria.

Apesar da ocupação perto dos 100% dos leitos de UTI disponíveis em Dourados, na macrorregião, formada por 33 municípios, a taxa é de 51%, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Nos siga no Google Notícias