ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Com cinco casos em humanos, Dourados intensifica ações contra leishmaniose

Helio de Freitas, de Dourados | 16/09/2014 16:03
Agente de endemia aplica inseticida na região do Jardim dos Estados, onde foi confirmado mais um caso de leishmaniose em humano (Foto: A. Frota/Assecom)
Agente de endemia aplica inseticida na região do Jardim dos Estados, onde foi confirmado mais um caso de leishmaniose em humano (Foto: A. Frota/Assecom)

Após mais uma pessoa apresentar sintomas de leishmaniose na cidade, que já tem cinco casos confirmados no ano, a Secretaria de Saúde de Dourados iniciou nesta terça-feira um mutirão de combate à doença. O trabalho feito pelo Departamento de Vigilância em Saúde está concentrado na região do Jardim dos Estados, onde mora a pessoa com suspeita da doença.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a notificação do caso de leishmaniose visceral humana exige medidas preventivas na região em que reside a pessoa infectada.

Agentes de endemias orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do flebotomínio, o mosquito transmissor da doença, aplicam inseticidas e fazem a chamada busca ativa de cães com suspeita da doença. Além do Jardim dos Estados, o mutirão chega à Chácara dos Caiuás e Jardim Piratininga.

Armadilhas para levantamento e captura de insetos estão sendo instaladas nesses bairros, para verificar a presença de transmissores da doença. Também será feita a coleta de sangue dos animais com suspeita de leishmaniose. em caso positivo, o animal é submetido à eutanásia.

Fernando Bastos, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, informou que nos imóveis onde é verificado que falta cuidado com a limpeza e higiene o proprietário é notificado com base em uma lei municipal e em caso de reincidência eles são multados.

Segundo ele, o bloqueio químico feito pelos agentes de endemias mata apenas o mosquito adulto, mas o controle da leishmaniose só é possível com eliminação dos criadouros do inseto. O flebotomínio se desenvolve em locais úmidos, sombreados e com muita matéria orgânica, como folhas, frutos, fezes de animais e outros entulhos que favoreçam a umidade do solo.

A doença – A leishmaniose provoca febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia e outros sintomas graves. Pessoas que moram em áreas onde ocorrem casos da doença devem procurar o serviço de saúde se apresentarem alguns desses sintomas. O diagnóstico e o tratamento precoce evitam o agravamento da doença, que pode provocar a morte.

A transmissão ocorre quando fêmeas do flebotomíneo infectadas picam cães ou outros animais doentes e depois pica o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi.

Nos siga no Google Notícias