ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Com economia calcada na pecuária, Ribas do Rio Pardo completa 68 anos

Fernando da Mata | 19/03/2012 10:50

Entretanto, extrativismo, indústria siderúrgica, frigorífico, serrarias e outras pequenas indústrias também compõem matriz econômica rio-pardense

Boi, símbolo da principal matriz econômica do município (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Boi, símbolo da principal matriz econômica do município (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Ribas do Rio Pardo completou 68 anos de emancipação política nesta segunda-feira (19). Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o município conta, atualmente, com população de 20.946 habitantes e área de 17.308 km².

Com sede localizada a 92 km de Campo Grande, Ribas do Rio Pardo tem a economia basicamente sustentada pelo setores agropecuário e florestal, de acordo com informações da prefeitura do município.

Por conta da grande extensão territorial, a criação de gado predomina, entretanto os extrativismos de resina e de carvão vegetal, indústria siderúrgica, frigorífico, serrarias e outras pequenas indústrias também compõem a matriz econômica rio-pardense.

Desde a última quarta-feira (14), Ribas do Rio Pardo está festejando o aniversário com celebrações de ação de graças, Festa Caarapé, Super Encontro de Craques, pedaladas boiadeiras noturnas, passeio motociclístico, desfile cívico e show de manobras radicais.

Nesta segunda-feira (19), a prefeitura lançou ordens de serviço e inaugurou obras. Uma das obras autorizadas é a do Ceinf (Centro de Educação Infantil) Mundo Melhor, que terá investimento de R$ 1.817.865,07, 1.118.48 m² de área construída e capacidade para atender 240 crianças nas salas de aulas e berçários em dois turnos.

História - Por volta de 1900, os irmãos mineiros João e José dos Santos fixaram residência e comércio próximo a confluência dos rios Bota e Pardo, dando origem ao povoado que mais tarde se tornaria Ribas do Rio Pardo.

O mais importante para o progresso da região foi a chegada dos trilhos da então estrada de ferro Noroeste do Brasil, no dia 23 de julho de 1914, fazendo ligação com os grandes centros urbanos.

Em 7 de novembro de 1921, Ribas do Rio Prado foi elevada a condição de distrito e se tornou município em 31 de dezembro de 1943. O aniversário de emancipação política é comemorado em 19 de março.

Programação - As festividades continuam durante os próximos dias. Confira o restante da programação.

19/03 – Segunda-Feira:

18h30 – Culto Ecumênico em Ação de Graças

Local: Centro Educacional Rosa Mosso

20/03 – Terça-Feira

18h: Abertura dos Jogos Escolares de Ribas do Rio Pardo

Local: Ginásio Poliesportivo José Miguel S. Vigilato

26/03 – Segunda-Feira

08h – 2º Encontro de Educadores, Pais e Alunos

Local: Centro Educacional Rosa Mosso

15h – Encerramento dos Jogos Escolares de Ribas do Rio Pardo

Local: Ginásio de Esportes José Miguel Sanches Vigilato

27/03 – Terça-Feira

19h – Entrega de premiação do “Projeto Aluno Nota 1000”

Local: Ginásio de Esportes José Miguel Sanches Vigilato

31/03 – Sábado

18h – 4ª Etapa do Circuito Estadual de bandas e Fanfarras

Local: Ginásio poliesportivo José Miguel S. Vigilato

Nos siga no Google Notícias