ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Com escolta armada, carga de drogas roda 120 km para ser incinerada

São 16,5 mil quilos que entraram na delegacia da PF em Ponta Porã de agosto a outubro

Helio de Freitas, de Dourados | 08/10/2021 12:19
Policial federal vigia carga de droga levada para incineração. (Foto: Divulgação)
Policial federal vigia carga de droga levada para incineração. (Foto: Divulgação)

Mais 16.500 quilos de drogas foram incinerados nesta sexta-feira (8), na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. A destruição ocorreu no forno de uma farinheira no Distrito Industrial de Dourados.

Em ano com expectativa de novo recorde nas apreensões, o entorpecente estava na delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, cidade separada apenas por uma rua do território paraguaio. O volume inclui também as apreensões feitas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) e por outras forças policiais.

Para ser incinerada, a droga foi trazida até a indústria em Dourados, sendo escoltada por policiais fortemente armados pela BR-463, a principal rota do tráfico na fronteira.

Veja o vídeo:

Segundo a PF, o grande volume de drogas é consequência do número de flagrantes provenientes de diversas forças policiais, inclusive, apreensões da própria delegacia. As apreensões são direcionadas à PF quando fica configurada a transnacionalidade ou interestadualidade do tráfico.

A maior parte da carga é de maconha. O Paraguai, que tem 1.200 km de fronteira com Mato Grosso do Sul, é um dos maiores produtores da erva no mundo.

Para a incineração são necessárias autorizações da Justiça Federal, Justiça Estadual e Vigilância Sanitária, além de planejamento logístico. Somente neste ano, a Polícia Federal em Ponta Porã já incinerou aproximadamente 66 toneladas de drogas.

Nos siga no Google Notícias