ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Com mais pacientes na UTI, Dourados chega a 3.984 casos de coronavírus

Número de internados na terapia intensiva aumentou para 27 hoje; 13 são moradores da região

Helio de Freitas, de Dourados | 23/07/2020 12:31
Soldado do Exército faz desinfecção no Hospital da Vida, em Dourados (Foto: Divulgação)
Soldado do Exército faz desinfecção no Hospital da Vida, em Dourados (Foto: Divulgação)

Mais seis pacientes com covid-19 foram transferidos para leitos de terapia intensiva nas últimas 24 horas em Dourados, a 233 km de Campo Grande. O número de leitos de UTI ocupados por pessoas infectadas pelo novo coronavírus passou de 22 ontem para 27 nesta quinta-feira (23).

Paciente de Iguatemi, de 76 anos, que ocupava um dos leitos, morreu ontem em Dourados. Dos 27 pacientes na UTI, 14 são de Dourados e 13 são moradores da região.

De acordo com o comitê local de enfrentamento à pandemia, Dourados tem hoje 94 pessoas internadas, entre casos já confirmados, suspeitos e pessoas com síndromes respiratórias. Entre os 56 já com teste positivo (contando enfermaria e UTI), são 29 de Dourados e 27 moradores de cidades da região.

Epicentro da doença em junho, Dourados está desde domingo sem registrar mortes de moradores locais em decorrência da doença. São 51 óbitos na cidade, que hoje chegou a 3.984 casos confirmados, 69 a mais em relação a ontem.

Conforme o comitê, 2.307 infectados já estão recuperados e 1.597 em isolamento domiciliar. São 1.626 casos ativos na cidade. Dos 664 testes que estavam acumulados e entraram no boletim de hoje, 595 deram resultado negativo.

Pesquisadora em Comunicação, Saúde e Políticas Públicas da UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia), a professora Fernanda Vasques Ferreira afirma que os gestores públicos precisam encarar a realidade da pandemia com responsabilidade em preservar vidas e pautados pela ciência.

“Estamos diante de um fenômeno complexo - a doença. Não há espaço para ações que denotem amadorismo por parte dos gestores públicos. É momento de acolher os estudos científicos com seriedade e atenção e colocar em prática medidas que, de fato, reduzam os impactos da doença na vida das pessoas”, afirmou.

Fernanda faz parte do grupo de pesquisadores que elaborou o relatório “Geocartografia dos Indicadores de Morbidade e de Mortalidade da Covid-19 em Mato Grosso do Sul”. Recentemente, o grupo de pesquisadores apontou necessidade de lockdown em Dourados. No início do mês, o mesmo grupo havia comparado a curva da doença de Dourados à de Manaus e previu o dobro de mortes em duas semanas. O número cresceu 100% antes do prazo previsto.

“Culpar os indivíduos, responsabilizá-los por mortes e transferir para as pessoas a decisão que deve ser das autoridades que ocupam cargos institucionais – em especial os gestores públicos - é uma leviandade”, afirmou Fernanda.

Nos siga no Google Notícias