ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Com prisão de líder, polícia desmonta bando que assaltou Nelsinho Trad

Delegado disse que quadrilha de Rener Pimentel roubou pelo menos 40 veículos entre caminhonetes e motos

Helio de Freitas, de Dourados | 08/11/2018 12:31
Rener Pimentel (à direita) e Adriano Plácido, que dava apoio aos assaltantes (Foto: Divulgação)
Rener Pimentel (à direita) e Adriano Plácido, que dava apoio aos assaltantes (Foto: Divulgação)

A Polícia Civil apresentou nesta quinta-feira (8) o chefe da quadrilha que roubou pelo menos 40 veículos entre carros e motos nos últimos meses em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

Rener Pimentel, 21, é brasileiro, mas mora em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã (MS). Era para o território paraguaio que ele fugia toda vez que a polícia apertava o cerco.

Ontem, quando foi preso no esconderijo na Sitioca Campo Belo, o bandido aguardava um táxi que se deslocava da fronteira para buscá-lo em Dourados.

Entre os assaltos praticados pela quadrilha teve como vítima o senador eleito Nelsinho Trad (PTB), no dia 28 de setembro, em frente a um hotel na área central de Dourados. Os bandidos não conseguiram levar a caminhonete, mas levaram a pistola calibre 40 do sargento da PM que fazia a segurança do então candidato.

De acordo com o delegado Rodolfo Daltro, do SIG (Serviço de Investigações Gerais), o bando de Rener Pimentel priorizava motos de alta cilindrada e caminhonetes caras. Mas também roubava motos baratas, para usar em outros assaltos.

Caminhonete e SUV eram entregues em território paraguaio por 40% do valor de mercado. Já pelas motos, os receptadores do país vizinho pagam 25% do valor real – uma moto roubada de R$ 10 mil vale R$ 2.500 no Paraguai.

Com sete mandados de prisão por assalto, Rener foi preso porque perdeu dois de seus comparsas – mortos pela polícia no dia 25 do mês passado – e recorreu a um adolescente paraguaio de 14 anos para ajudá-lo nos crimes.

Na noite de terça-feira (6), a Polícia Militar prendeu o adolescente e conseguiu chegar até o esconderijo do chefe dos assaltantes.

Junto com Rener foi preso Adriano Aparecido Souza Plácido, 35, acusado de dar apoio para a quadrilha e esconder o chefe da quadrilha. A mulher dele tinha sido presa na terça-feira, mas ontem foi solta na audiência de custódia.

Os assaltos – De acordo com o delegado, desde junho deste ano a polícia identificou vários roubos de caminhonetes e motos de altas cilindradas. Em agosto foi preso Thiago Henrique Gonzales, o “Negueba”, identificado como um dos integrantes do bando.

Os policiais descobriram também que o chefe era Rener Pimentel, natural de Ponta Porã. Um dia após roubar a Toyota Hilux do vereador Idenor Machado (DEM) em Dourados, Rener foi preso por receptação no Paraguai, mas saiu quatro dias depois e desapareceu.

“Por cerca de 30 dias os roubos a veículos automotores cessaram em Dourados, porém, logo Renner voltou a agir. Ele e outros indivíduos roubaram em curto tempo três camionetes Hilux e pelo menos 10 motos”, afirmou Daltro.

A quadrilha voltou a agir no dia 28 de setembro, no assalto a Nelsinho Trad. Já no dia 25 de outubro, o SIG identificou que Renner e seus comparsas iriam roubar uma caminhonete ou uma SUV de luxo. Equipes do SIG e da Polícia Militar localizaram o imóvel na “Favela do Estrala Verá”, onde Renner e seus comparsas estavam escondidos.

Recebidos a tiros, os policiais revidaram e mataram dois integrantes da quadrilha - Rodrigo Ferreira Dias, 19, o “R3”, e Arthur Rodrigues Neto, 18, o “Mizuno”. Rener usou a pistola do PM na troca de tiros e conseguiu fugir para o mato.

Na tarde de ontem, após a prisão do menor paraguaio na terça à noite depois de roubar duas motos com Rener, os policiais chegaram ao chefe da quadrilha e a Adriano. Eles estavam escondidos em uma casa na sitioca Campo Belo. A polícia apreendeu um revólver calibre 22, escondido na vegetação ao lado da casa de Adriano.

Táxi – Os policiais descobriram que um táxi de Ponta Porã estava a caminho de Dourados para levar Rener a Pedro Juan Caballero. O táxi foi abordado na estrada, trazendo namorada, a sogra e o cunhado do bandido. Eles alegaram que Renner telefonou e pediu para buscá-lo em Dourados.

“Questionados se possuíam participação na série de roubos, os três disseram que não, mas que desconfiavam que Renner estava cometendo crimes, pois andava cheio de dinheiro no bolso”, afirmou o delegado.

Com a prisão de Renner e Adriano e a morte de outros dois integrantes da quadrilha, a polícia acredita em redução nos roubos a carros e motos na cidade. “Renner e seus comparsas eram extremamente audaciosos, uma vez que praticavam os roubos em locais movimentados. Além disso, eram de extrema periculosidade”, disse o delegado.

Nos siga no Google Notícias