ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Com risco de perder rim, mulher consegue na justiça direito à cirurgia

Jorge Almoas | 26/04/2011 17:34

Um paciente de Dourados precisou recorrer ao MPF (Ministério Público Federal) para intervir na Justiça o direito a realizar uma cirurgia para não perder um dos rins. A instância julgou que o Sistema Único de Saúde, negando o acesso ao procedimento médico, estava violando o direito constitucional à saúde e à vida.

A cirurgia é urgente e era para retirada de um cateter, um instrumento que realiza acesso dos rins ao sistema circulatório. A alegação do município era que um problema no equipamento cirúrgico impedia a realização da cirurgia.

A Justiça Federal decidiu pelo pedido da paciente baseando-se na urgência da intervenção cirúrgica, uma vez que a mulher poderia perder um dos rins caso não fosse operada imediatamente.

Depois de tentar inúmeras vezes a realização da cirurgia na rede municipal, a paciente recorreu ao Hospital Universitário de Dourados, ligado à UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Na instituição de saúde, foi informado que o único aparelho da rede pública apto para realizar o procedimento estava danificado. Em defesa, a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados informou que a licitação para manutenção do aparelho demoraria 30 dias para conclusão.

Sem poder ajudar a paciente, o HU solicitou a transferência da mulher para o Hospital Evangélico, o que foi negado pela Secretaria de Saúde. O MPF tentou ainda informações junto à Secretaria sobre a data para a operação, mas não teve retorno

Nos siga no Google Notícias