ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Com show de dupla sertaneja, Itaporã comemora 70 anos

O município está localizado a 234 quilômetros de Campo Grande e possui 24.137 mil habitantes, segundo IBGE

Por Clara Farias | 10/12/2023 09:41
Letreiro de Itaporã, na entrada do município (Foto: Divulgação)
Letreiro de Itaporã, na entrada do município (Foto: Divulgação)

Conhecida como "Cidade do Peixe", Itaporã celebra 70 anos de emancipação política neste domingo (10). O município está localizado a 234 quilômetros de Campo Grande. De acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Itaporã possui 24.137 mil habitantes.

Após a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), que devastou a região, Itaporã foi criada inicialmente como a Colônia Municipal de Dourados, com uma área de 50 mil hectares destinada à colonização. A área estava compreendida entre os rios Brilhante e Panambi. Segundo a página do município, Itaporã é um tempo de origem tupi, que significa "pedra bonita".

Segundo dados do IBGE, os primeiros habitantes de Itaporã foram indígenas da etnia terena. O início da colonização da área se iniciou ao século XVII, período em que os bandeirantes exploravam as águas do Rio Brilhante em direção às minas de Cuiabá.

Ainda conforme o instituto, em 1944 chegaram as primeiras famílias na região, no ano seguinte as crianças começaram a ter aula. Em 1950 foi construída a primeira capela em um pequeno salão. Anos depois, em dezembro de 1953, Itaporã conquista a emancipação política.

Para celebrar o aniversário do município, a dupla Rio Negro e Solimões se apresenta neste domingo, ainda haverá shows com DJ e artistas Prata da Casa.

Nos siga no Google Notícias