ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Começa instalação de torre para melhorar comunicação no Pantanal

Inovação vai ampliar a área de comunicação por 80 km na planície pantaneira

Marta Ferreira | 25/10/2019 19:15
Helicóptero militar é usado no transporte dos equipamentos. (Foto: Divulgação/IHP)
Helicóptero militar é usado no transporte dos equipamentos. (Foto: Divulgação/IHP)

Prevista em parceria entre o Comando do 6º Distrito Naval e o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), firmada em janeiro deste ano, começou a ser instalada no Pantanal nesta quinta-feira (24) de torre para melhorar o sistema de comunicação via rádio da Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, das empresas de navegação e dos navios da Marinha. A inovação vai ampliar a área de comunicação por 80 km na planície pantaneira, entre Corumbá (MS), Cáceres (MT) e a fronteira com a Bolívia, a partir da Serra do Amolar.

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto, aeronave do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61) está apoiando no transporte do material da reserva da Acurizal até a Morraria de Arenito, na Serra do Amolar, para a instalação do equipamento. São 5 toneladas de material que vão subir para o morro e estão sendo baldeados 180 quilos de material por vez no helicóptero

A torre será utilizada pelos navios da Marinha, pela equipe de pesquisa e conservação do IHP e também por barcos-hotéis que trafegam na região. O principal efeito prático é facilitar a comunicação com o porto, sobretudo em casos de emergência.

Ajuda privada - Os equipamentos de rádio foram fornecidos pelo Grupo Migueis de Turismo, que opera barcos-hotéis no Pantanal. A a instalação está sendo feita por uma equipe técnica do IHP com o apoio da Marinha. A Corporação ficará responsável pela manutenção do equipamento. O apoio terrestre e acesso nas áreas da Serra do Amolar ficará sob responsabilidade do IHP.

Nos siga no Google Notícias