ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, DOMINGO  13    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Comunidades isoladas do Pantanal recebem serviços de regularização pesqueira

Ação percorreu várias comunidades para regularização dos documentos

Por Silvia Frias | 13/07/2025 08:18
Comunidades isoladas do Pantanal recebem serviços de regularização pesqueira
Famílias ribeirinhas foram atendidas e regularizaram documentação (Foto/Divulgação)

Ação percorreu comunidades isoladas do Alto Pantanal, em Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande para regularizar a atividade pesqueira, principal fonte de sustento das famílias pantaneiras. Nesta 4ª edição do “Povo das Águas”, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) atendeu 137 pessoas e formalizou 40 processos de autorização para pesca comercial.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Comunidades isoladas do Alto Pantanal, em Corumbá, receberam serviços de regularização pesqueira na quarta edição do projeto "Povo das Águas". O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) atendeu 137 pessoas e formalizou 40 autorizações para pesca comercial, essencial para a subsistência local.A ação, organizada pela prefeitura de Corumbá, percorreu diversas localidades e incluiu orientações sobre normas ambientais. A técnica do Imasul, Fânia Campos, destacou os benefícios da regularização, que assegura direitos e promove a atuação legal dos pescadores, contribuindo para a preservação ambiental.

A iniciativa é organizada pela prefeitura de Corumbá e contou com a participação de diversas instituições públicas, que percorreram de barco locais como Domingos Ramos, Castelo, Paraguai-Mirim, Bonfim, Chané, Amolar, Barra do São Lourenço, Porto da Manga, Porto Formigueiro, Porto Esperança, Forte Coimbra e Rio São Lourenço.  O atendimento foi realizado na última semana.

Parceiro da ação desde 2024, o Imasul focou na legalização da atividade pesqueira. Além da emissão das AAPCs (Autorizações Ambientais para Pesca Comercial), a equipe técnica também orientou pescadores sobre as normas ambientais vigentes e garantiu o cadastramento de trabalhadores regulares no Siriema (Sistema de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente), que dá acesso a futuras políticas públicas.

Técnica da área de pesca do Imasul, Fânia Campos, reforçou os impactos positivos da regularização. “Isso garante direitos e benefícios, além de mostrar que é possível atuar dentro da legalidade, respeitando as normas ambientais”, explicou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias