ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SÁBADO  07    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Concurso de pesca movimenta participantes no Rio Paraguai

Evento recebeu cerca de 2,5 mil pessoas no sábado. Prova premiará pescadores em dinheiro

Gabriel Neris | 25/02/2018 10:24
Concurso de pesca  movimenta participantes no Rio Paraguai
Provas estão sendo realizadas no Rio Paraguai neste domingo (Fotos: Toninho Ruiz)

Pescadores esportivos participam neste domingo (25) do concurso de pesca embarcada no Rio Paraguai, em Porto Murtinho – a 431 km de Campo Grande. A competição abre a temporada de pesca, que inicia oficialmente a partir de 1º de março.

No concurso, o participante poderá embarcar, apoitar e utilizar o molinete e outros apetrechos autorizados para o pesque e solte. No final, os fiscais da prova somarão a pontuação dos concorrentes. Os vencedores serão premiados e dinheiro.

O prefeito João Delevatti (PSDB) informou que somente no sábado cerca de 2,5 mil pessoas participaram das atividades realizadas no sábado. A PMA (Polícia Militar Ambiental) também acompanha o evento, medindo, pesando e retornando os animais para a água.

“Temos a consciência da preservação do Rio Paraguai, que nos renova a cada ano trazendo mais peixes, e precisamos fazer com que o turista se sinta melhor que na casa dele. É fundamental passar isso para a população”, destacou o prefeito.

Concurso de pesca  movimenta participantes no Rio Paraguai
Shows também estão sendo realizados durante o evento de pesca esportiva

Os participantes ainda serão agraciados no fim do dia com apresentações musicais, conforme a programação do evento.

A modalidade pesque e solte está aberta desde o dia 1º de fevereiro no Rio Paraguai. Com a intensa movimentação de turistas, a PMA reforçou a fiscalização com foco principal na prevenção e repressão à pesca predatória durante a Piracema, quando os peixes sobem os rios em direção às cabeceiras para desovar. A proibição de captura se dá para garantir a reprodução das espécies e manter os cardumes.

Além do Pesque e Solte no rio Paraguai, a única pesca permitida durante a Piracema nos demais rios do Estado é a pesca de subsistência. Os ribeirinhos e populações tradicionais que precisam da proteína do peixe para manutenção de suas vidas podem capturar até 3 quilos ou um exemplar de qualquer peso ao dia, respeitando as medidas permitidas. Porém não podem comercializar em hipótese alguma.

Nos siga no Google Notícias