ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Corumbá inicia comemorações de 235 anos com programação especial

Vinícius Squinelo | 02/09/2013 22:49

A cidade de Corumbá completa 235 anos de fundação no dia 21 de setembro. Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal preparou uma intensa programação com ações nas mais diferentes áreas, beneficiando a população da maior cidade pantaneira.

Serão inaugurações de obras, eventos culturais, sociais, lazer, esporte, turismo, saúde, educação, meio ambiente. Um dos destaques está reservado para o dia 20 de setembro, quando o prefeito Paulo Duarte anuncia um pacote de obras e serviços, em ato marcado para as 19 horas, no Centro de Convenções do Pantanal.

A programação foi aberta no domingo (1º), que marcou também a abertura da Semana da Pátria, na Praça da Independência. Também no domingo, o Pôr do Som Especial no Teatro de Arena do Porto Geral, palco de um encontro cultural brasileiro, boliviano e paraguaio.

Para esta terça-feira (3) será realizada a recepção dos profissionais do Programa Mais Médicos, às 16 horas, na sala de reuniões do gabinete do prefeito.

Para quarta-feira, a programação reserva para as 07h30, a abertura da capacitação para contenção de animais silvestres na área urbana. Será no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gomes. O curso vai até o dia 6.

Ainda na quarta, às 9 horas, entrega da Academia de Ginástica ao Ar Livre da Praça São Paulo, no Conjunto Ana Brites, Bairro Guató. À noite, às 19 horas, abertura da II FELIC (Feira do Livro de Corumbá), no Centro de Convenções.

Na quinta-feira, 05, às 14 horas, Fórum Municipal de Economia Solidária no CRAS do Bairro da Cervejaria. Às 16 horas, visita às obras de reforma e ampliação da Casa de Acolhimento Adiles Figueiredo Ribeiro, no Bairro Guarani.

Festival de Pipas - Para sábado (7), o destaque da programação comemorativa aos 235 anos, será o Festival de Pipas no Complexo da Esplanada, a partir das 07h30. Às 9h30, hasteamento do Pavilhão Nacional na Praça da Independência, em comemoração ao aniversário da Independência do Brasil que terá também o desfile cívico militar na Avenida General Rondon a partir das 10 horas. A programação do dia será encerrada com a tradicional Quermesse da APAE, na Praça da Independência, a partir das 10 horas.

Na segunda-feira, às 20 horas, apresentação de Dança “Maria Madalena” com o Grupo Conectivo Corpomancia, no Auditório Salomão Baruki, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal.

Para terça-feira, 10, às 09 horas, visita às obras de implantação da Academia de Ginástica ao Ar Livre da praça do Estádio Arthur Marinho; 10 horas, visita às obras de pavimentação e drenagem do Bairro Aeroporto, na Rua Monte Castelo, e, às 18 horas, apresentação de dança “Mulher/Himenópter@”, no Auditório Salomão Baruki.

Na quarta, 11, 10 horas, inauguração do Centro de Educação Infantil Hélia Reis, no Bairro da Nova Corumbá; 11 horas, visita às obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) do Bairro Guató, e às 15 horas, entrega do Kit Rede Cegonha na Unidade Básica de Saúde Humberto Pereira, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.
Para o dia 12, quinta-feira, às 09 horas, visita às obras de restauração do antigo prédio do Hotel Galileu, na Avenida General Rondon com a Frei Mariano, centro da cidade.

No dia 13 de setembro, sexta-feira, às 08 horas, visita às obras de construção da nova Unidade Básica de Saúde Humberto Pereira, no Bairro Nossa Senhora de Fátima; às 9 horas, visita às obras de pavimentação asfáltica da Rua General Osório com Rua 21 de Setembro, também no Bairro Nossa Senhora de Fátima, e às 10 horas, visita às obras de construção da nova Unidade de Saúde Luís Fragelli, no Bairro Universitário.

No sábado, 14 de setembro, Feira do Produtor na Praça da Independência, a partir das 08 horas. Na segunda, dia 16, a partir das 08 horas, Volta Internacional de Ciclismo Brasil-Bolívia, com largada no Ginásio Poliesportivo, na Rua Portocarrero; às 09 horas, visita às obras de construção do Centro de Educação Infantil e Quadra Poliesportiva do conjunto Vitória Régia, e às 10 horas, visita às obras de drenagem da Avenida General Dutra, no Bairro Centro América.
No dia 17, uma terça-feira, a programação reserva para as 09 horas, inauguração da Academia de Ginástica ao Ar Livre na Praça da Nova Corumbá; às 10 horas, entrega da obra de urbanização do Cravo Vermelho II, lajotamento de ruas e alamedas pelo programa “Se esta rua fosse minha”.

No dia 18, quarta-feira, às 10 horas, Ação Social de Saúde no Distrito de Albuquerque, e às 19 horas, abertura do Festival Estudantil da Canção na Praça Generoso Ponce. O Fenic acontece nos dias 18, 19 e 20 de setembro.
No dia 19, quinta, às 09 horas, visita às obras do Centro de Educação Infantil, Creche e Pré-Escola do Bairro Guató; às 10 horas, visita às obras do Centro de Artes e Esportes Unificado, no Jardim dos Estados, e as 19 horas, ato de lançamento de um pacote de obras e serviços para Corumbá, no Centro de Convenções do Pantanal.

Na sexta-feira, 20, véspera do aniversário de Corumbá, a programação reserva para as 09 horas, abertura da Semana Nacional do Trânsito, que vai até o dia 25, no Centro de Convenções do Pantanal; às 10 horas, ato de assinatura do termo de doação de terreno para construção da sede do Ministério Público Estadual, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito.

Para o período da noite, às 19 horas, abertura da VI Jornada Odontológica de Corumbá, no Hotel Nacional; às 22 horas, final e entrega da premiação do Festival Estudantil da Canção, na Praça Generoso Ponce,e às 22 horas, Baile da Saudade em homenagem ao aniversário de Corumbá, no Corumbaense Futebol Clube, realização da Marinha do Brasil.

Desfile e show - No dia do aniversário, a programação será aberta nas primeiras horas da manhã, com a Alvorada Festiva nas Escolas Municipais. Às 08 horas, Missa do Aniversário da Cidade na Igreja Nossa Senhora da Candelária; às 09 horas, comemoração do Dia da Árvore, com plantio de árvores de grande porte nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Guanã e Centro; às 16 horas, Quermesse da Santa Casa na Praça Generoso Ponce; às 16 horas, início do desfile de aniversário da cidade, na Avenida General Rondon, e às 21 horas, Show “Recordar é viver” com Pratas da Casa e com os convidados Paula Mirhan e Caio Lima, na Praça Generoso Ponce.

No dia 22, domingo, 08 horas, Circuito Corumbá de Corrida de Rua, 5ª etapa, com largada no Ginásio Poliesportivo, e às 20 horas, lançamento do CD de Caio Lima e Convidados, na Praça Generoso Ponce.

Para o dia 23, segunda-feira, às 08 horas, 1º Seminário de Política de Humanização na Saúde, no Centro de Convenções do Pantanal; às 18 horas, Marcha para Jesus, com saída no Ginásio Poliesportivo; 20 horas, Show Gospel na Praça Generoso Ponce.

No dia 24, terça-feira, às 15 horas, aula inaugural do Projeto Arte, Lixo e Meio Ambiente (Alma) no Assentamento São Gabriel. Dia 25, quarta-feira, inauguração da Praça do Cristo Redentor, ao lado da Escola Municipal José de Souza Damy, às 10 horas.

No dia 27, sexta-feira, às 10 horas, entrega da reforma e ampliação da Escola Municipal Pólo Porto Esperança, Extensão Nazaré, na região do Taquari; 19 horas, apresentação da Rota de Integração Latino – Americana, no Centro de Convenções do Pantanal.

No sábado, dia 28, às 09 horas, visita às obras de reforma da Rodoviária de Corumbá, e às 18 horas, Negra Corumbá, evento marcado para a Praça da Independência.

O encerramento da programação em comemoração aos 235 anos será no dia 30, uma segunda-feira, com a entrega da pintura da Praça do Aeroporto, as 09 horas; entrega das obras de reforma e adequação do Eco-Parque Cacimba da Saúde, no Bairro da Cervejaria, às 11 horas, e às 18 horas, solenidade de formatura dos alunos do Pronatec, no Auditório Salomão Baruki.

Nos siga no Google Notícias