ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Corumbá tem 29 casos de raiva em cães; 23 mil animais foram vacinados

Liana Feitosa | 14/05/2015 08:19
Em três meses, 385 agredidos por cães procuraram ajuda médica. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Em três meses, 385 agredidos por cães procuraram ajuda médica. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

Mais de 23 mil animais já foram vacinados em Corumbá, cidade a 419 quilômetros de Campo Grande. O município vive surto de raiva animal desde março deste ano, quando foram detectados os primeiros casos. Até agora, 29 casos já foram confirmados.

Para imunizar os animais da região, Corumbá conta com o apoio da prefeitura de Campo Grande, do Governo do Estado, Marinha e Exército, segundo o jornal Diário Corumbaense. De acordo com a Secretaria de Saúde, 104 pessoas que sofreram agressão por cães procuraram atendimento em unidades de saúde do município. Em abril, foram 185 pessoas e, em maio, já são 96, totalizando 385 agredidos por cães nesses três meses.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) visita residências diariamente na tentativa de imunizar a maior quantidade possível de animais, tanto cães, quanto gatos. A vacinação também é realizada na sede do CCZ, no bairro Guanã, das 7h às 17h, inclusive nos fins de semana.

Ao lado - Ainda de acordo com o Diário Corumbaense, em Ladário, cidade vizinha a Corumbá, a Secretaria de Saúde contabiliza seis casos de raiva animal confirmados até agora. A doença foi detectada laboratorialmente em cães considerados semi domiciliados e não domiciliados.

Na última semana, foi constatada morte de um cavalo que apresentava sinais da doença. Foram coletadas amostras do animal e enviadas para análise para confirmação da causa da morte.

Os donos de animais que não receberem agentes do CCZ em casa, devem procurar o Núcleo de Controle de Zoonoses que fica na rua Emília Alves, bairro Alta Floresta I, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Nos siga no Google Notícias