ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Defesa Civil diz que nível de rios continua subindo e situação preocupa

Paulo Nonato de Souza | 01/12/2017 15:39
A elevação do rio já inundou um campo de futebol próximo à ponte de concreto, em Aquidauana, e situação é de alerta, segundo a Defesa Civil (Foto: Divulgação)
A elevação do rio já inundou um campo de futebol próximo à ponte de concreto, em Aquidauana, e situação é de alerta, segundo a Defesa Civil (Foto: Divulgação)

Os níveis de alguns rios de Mato Grosso do Sul continuam subindo em decorrência das fortes precipitações diárias. O alerta é da Cedec (Coordenadoria de Defesa Civil), com a ressalta de que até o momento, não há registro de desabrigados ou danos materiais causados por enxurradas.

De acordo com a Cedec, dos rios em situação de alerta, o Miranda e o Aquidauana preocupam a Defesa Civil pela elevação permanente de seus níveis. O Miranda subiu de 6,52 metros, na quinta-feira, para 6,61 metros nesta sexta, e seu nível de emergência é de 7,0 metros. O rio transbordou e já atinge algumas áreas urbanas da cidade de Miranda.

Os rios das bacias hidrográficas do Paraguai e do Paraná são monitorados pela Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), por meio de uma rede de estações telemétricas e informações fornecidas pela ANA (Agência Nacional de Águas), em ação integrada com a Defesa Civil. Os dados são coletados em tempo real pela central, informando a cada hora o nível do rio em centímetros e quanto choveu em milímetros.

O rio Aquidauana corta as cidades de Aquidauana e Anastácio. Sua elevação nesta sexta-feira é de mais de um metro em relação ao nível de ontem – de 6,13 metros para 7,15 metros, às 15h, e já inundou um campo de futebol próximo à ponte de concreto, em Aquidauana. Seu nível de emergência é de 8,0 metros.

O Aquidauana também se mantém elevado na região do distrito de Palmeiras, em Dois Irmãos do Buriti, onde o nível de emergência é de 7,0 metros. Conforme boletim divulgado pelo Imasul, nesta estação telemétrica o rio atingiu a marca de 4,53 metros neste 1º de dezembro, subindo 15 centímetros em 48h.

Já o Taquari, que motivou aviso de evento crítico emitido pela Sala de Situação do Imasul, no dia 28 de novembro, estabilizou-se, depois de superar em três centímetros a marca de emergência (5,0 metros) devido ao volume de chuvas de 63 milímetros. Com a subida repentina do nível do rio, causando transbordamento, a Defesa Civil chegou a emitir alerta para retirada da população ribeirinha. O seu nível nesta sexta-feira reduziu para 4,42 metros, às 15h.

Outros dois rios estão sendo monitorados pela situação de alerta: o Miranda, no encontro com o Nioaque (estação MT -738), que subiu dois metros em 24h com o volume de 62 milímetros de chuva na região, e o Pardo, afluente do Paraná, na estação da Fazenda Buriti, em Santa Rita do Pardo. Neste trecho, o rio subiu 67 centímetros desde quinta-feira (29/11), atingindo 5,62 metros.

Nos siga no Google Notícias