ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Deficiente auditivo consegue direito de continuar curso em universidade

Viviane Oliveira | 14/03/2011 17:43

O acadêmico frequentava as aulas por conta de uma decisão judicial

João Paulo Romero Miranda, deficiente auditivo, conseguiu o direito de frequentar o curso de Letras com habilitação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) oferecida pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourado) em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

João Paulo frequentava as aulas por conta de uma decisão judicial, que poderia ser cassada a qualquer momento. O processo judicial que João ajuizou contra as universidades transitou em julgado, ou seja, não há mais possibilidades de recurso e ele terá o direito de continuar o curso até o final. No primeiro semestre de 2008, João foi aprovado no vestibular para o curso de Letras.

Ele foi impedido de fazer a matrícula porque não havia concluído o terceiro ano do ensino médio. O estudante acionou a Defensoria Pública da União que em junho de 2008 ajuizou ação na Justiça Federal, defendendo o direito dele fazer a matrícula. O MPF (Ministério Público Federal) foi favorável à ocupação da vaga pelo estudante.

A justiça Federal de Dourados negou o pedido e o MPF ajuizou recurso no Tribunal Federal da Terceira Região. Em abril de 2009, o Tribunal deu ganho de causa ao estudante, determinando que a UFGD efetivasse a matrícula. Em fevereiro 2010 a justiça de Dourados garantiu a legalidade de matrícula de João no curso.

A decisão se baseou na regra de que a Constituição Brasileira dá proteção aos portadores de deficiência, assegurando inclusão social e no mercado de trabalho. No início desse ano, João foi aprovado em um concurso para professor temporário na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias