A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

22/03/2019 07:59

Dengue mata estudante de 11 anos, a 5ª morte pela doença em MS este ano

O menino estava internado no Hospital Universitário e não resistiu após sete paradas cardíacas; morte ocorreu de madrugada

Helio de Freitas, de Dourados
Agente de endemias durante ação contra a dengue em Dourados; doença fez primeira vítima fatal (Foto: Divulgação)Agente de endemias durante ação contra a dengue em Dourados; doença fez primeira vítima fatal (Foto: Divulgação)

A dengue fez a primeira vítima fatal neste ano em Dourados, a 233 km de Campo Grande, onde a doença avança e o número de casos confirmados se aproxima dos 200. Um estudante de 11 anos de idade morreu na madrugada de hoje (22) na UTI do HU (Hospital Universitário), o 5º óbito pela doença em Mato Grosso do Sul.

Filho de um médico neuropediatra conhecido na cidade, o menino morava no Jardim Girassol e apresentou os primeiros sintomas há quase dez dias. Levado ontem (21) para o hospital, o quadro se agravou e ele teve sete paradas respiratórias entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, quando ocorreu a morte.

A coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) Rosa Alexandre da Silva confirmou ao Campo Grande News que a morte do estudante foi causada pela dengue, apesar de o caso não ter sido incluído no balanço divulgado ontem pela Vigilância Epidemiológica.

Segundo ela, após o caso ser confirmado foi feita ação no bairro onde o menino morava para bloqueio do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zica vírus. O trabalho, incluindo aplicação de inseticida, é feito em todos os bairros onde são confirmados casos de dengue.

Os casos confirmados de dengue aumentaram 75% em uma semana em Dourados. De 1º de janeiro até agora, 452 casos foram notificados e 224 confirmados. Até a semana passada eram 127 confirmações.

Outros 133 exames apresentaram resultado negativo e 122 amostras aguardam resultado do laboratório. Em todos os 12 meses de 2018, foram 22 casos confirmados de dengue em Dourados.

Neste ano já foram notificados 32 casos suspeitos de chikungunya em Dourados. Sete foram confirmados, 18 deram resultado e negativo e sete aguardam exame. Também foram notificados quatro casos suspeitos de zica vírus. Um deu negativo e três aguardam resultado do exame em laboratório.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions