ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SÁBADO  02    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Departamento de Fronteira recebe sede nova e helicóptero amanhã

Nova base do DOF em Dourados será entregue às 15h pelo governador Reinaldo Azambuja

Helio de Freitas, de Dourados | 20/09/2022 15:13
Base do DOF em Dourados recebeu nome do coronel Adib Massad (Foto: Divulgação)
Base do DOF em Dourados recebeu nome do coronel Adib Massad (Foto: Divulgação)

Grupo de elite da Polícia Militar que há 34 anos combate o crime organizado em Mato Grosso do Sul, o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) passa a funcionar em nova sede nesta quarta-feira (21). A Base “Coronel PM Adib Massad” será inaugurada às 15h pelo governador Reinaldo Azambuja.

Com 1.434 metros quadrados de área construída em terreno de 17.400 m², a nova sede fica na margem da MS-156, no viaduto com a BR-163, região sul de Dourados, cidade a 251 km de Campo Grande.

O prédio tem heliponto, auditório, alojamentos, salas de aula, cozinha, refeitório e ambientes administrativos, além de salas de logística, inteligência, investigação e cartórios. Além do DOF, a nova sede abriga a Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), órgão da polícia judiciária que atua em conjunto com o DOF, formado apenas por policiais militares.

O Governo do Estado investiu R$ 5,1 milhões para construir a nova sede do DOF, projetada com a missão de intensificar o combate à criminalidade na faixa de fronteira. Desde que foi criado, como GOF (Grupo de Operações de Fronteira), o departamento funciona na Avenida Coronel Ponciano, em prédio construído pela “Salve”, entidade mantida por produtores rurais e empresários.

“A sede que passa abrigar o DOF permitirá ampliar e modernizar nossas atividades. Era sonho e hoje realidade fruto do entendimento da importância da nossa fronteira para o desenvolvimento do Estado e do Brasil”, ressaltou o diretor do DOF, coronel Wagner Ferreira da Silva.

A Base Adib Massad também vai abrigar a unidade da CGPA (Coordenadoria Geral de Patrulhamento Aéreo), que dará suporte ao helicóptero modelo AS350-B3, conhecido como Esquilo, comprado pela Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) para incrementar o policiamento na região.

Avaliada em R$ 30 milhões, a aeronave já está pronta para entrar em operação. “É aeronave de ponta, muito moderna, com autonomia de voo de 800 quilômetros e com capacidade para até seis passageiros, sendo dois tripulantes”, explicou o comandante da CGPA, coronel Rosalino Gimenez Filho.

Segundo ele, o helicóptero está equipado com imageador térmico, que permite localização de pessoas ou objetos através do calor. Também tem farol de busca para ações noturnas e grande poder de fogo em caso de necessidade de enfrentamento.

“Há na aeronave um campo de visão altamente privilegiado e abrangente dando maior segurança às equipes envolvidas nas operações, permitindo maior eficiência no combate às organizações criminosas e ao narcotráfico na região fronteiriça”, explicou o coronel Rosalino.

Além do helicóptero sediado no DOF, a Segurança adquiriu mais uma aeronave para atender as demais forças de segurança (Corpo de Bombeiros Polícia Civil e Polícia Militar). Para policiamento, o Estado já possuía um helicóptero e dois aviões, usados para o transporte de efetivo, de armas e outras ações.

O coronel Adib Massad fundou o GOF e comandou o departamento entre o final dos anos 90 e início dos anos 90. Figura lendária da polícia sul-mato-grossense, ele morreu em março do ano passado aos 91 anos.

Nos siga no Google Notícias